Casais de mico-leões, ameaçados de extinção, dão à luz no Zoo de SP

As principais ameaças às duas espécies de primatas, mico-leão-dourado e mico-leão-preto, são a fragmentação e a degradação de seu habitat natural

ter, 06/10/2015 - 21h16 | Do Portal do Governo

O Zoológico de São Paulo está em festa. Duas espécies de primatas ameaçadas de extinção e endêmicos da Mata Atlântica, o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) e o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), comemoram o nascimento de seus filhotes.

Primatas nativos são amparados por comissão de proteção estadual

Casal de mico mico-leão-preto
Eles já vivem juntos desde 2010 e já geraram 17 filhotes. O último nascimento foi comemorado no Zoo no dia 30 de agosto. A fêmea Kinha deu à luz mais dois filhotes, que ainda estão sendo amamentados e recebem cuidado intenso do pai Calixto e dos irmãos mais velhos. 

Casal de mico-leão-dourado
Carmem e Turco tiveram sua terceira cria no dia 2 de outubro com nascimento de três filhotes.

Infelizmente, apenas um sobreviveu, pois o nascimento de trigêmeos é uma condição delicada para a espécie e com alta mortalidade dos filhotes, apesar de todos os cuidados e atenção reservada pela equipe técnica do Zoo.

O filhote apresenta coloração um pouco mais clara que a dos adultos, faixa preta na cabeça, e pode ser visto interagindo com a família na exposição do parque.

Ameaçadas de extinção
As duas espécies estão classificadas na categoria “em perigo” na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção e pela International Union for Conservation of Nature (IUCN).

As principais ameaças aos micos-leões são a fragmentação e degradação de seu habitat natural.

Do Portal do Governo do Estado