Casa própria: quase dois mil policiais sorteados no PHAI

Policiais civis e militares foram contemplados com cartas de crédito para aquisição da casa própria

qua, 26/12/2007 - 13h39 | Do Portal do Governo

Em sorteios realizados durante o mês de dezembro, 1.987 policiais civis e militares foram contemplados com cartas de crédito para aquisição da casa própria. O PHAI (Programa Habitacional de Integração) foi criado pelo Governo do Estado para permitir que o funcionário público ativo possa adquirir a casa própria próximo ao seu local de trabalho.

No último dia 17, o programa sorteou cinco mil cartas, em eventos realizados na Capital e em Bauru. Na Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), no centro da Capital, 4.020 funcionários públicos foram sorteados. Já no sorteio realizado na Câmara Municipal de Bauru, mais 980 pessoas foram contempladas. No início do mês (dia 6), mais 450 foram sorteadas no Interior – 300 para Ribeirão Preto e 150 para Araraquara.

As cartas de crédito sorteadas na última segunda-feira foram destinadas a funcionários públicos que trabalham em dez municípios do Estado. Para policiais foram 1.204 para São Paulo, 142 para Campinas, 92 para Santos, 55 para São José dos Campos, 65 para Sorocaba, 70 para Bauru, 48 para Araçatuba, 46 para Marília, 62 para Presidente Prudente e 85 para São José do Rio Preto. No início do mês, haviam sido sorteados mais 61 para Ribeirão Preto e 55 para Araraquara.

PHAI

O PHAI foi criado pela Secretaria de Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), em parceria com a Secretaria de Gestão Pública e o Banco Nossa Caixa. O programa foi lançado em abril pelo Governo do Estado para permitir que o funcionário público ativo possa adquirir a casa própria próximo ao seu local de trabalho.

Com a carta de crédito, será possível financiar até R$ 60 mil para a aquisição de imóveis novos ou usados, avaliados em até R$ 80 mil. O financiamento, pelo Banco Nossa Caixa, pode ser quitado em até 25 anos, com prestações fixas descontadas em folha de pagamento e juros de 6% a 8,54% ao ano, variável de acordo com a renda familiar.

O sorteio foi realizado eletronicamente, por um software desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp). O processo foi acompanhado pela empresa Aguiar Feres Auditores Independentes S/S, contratada pela CDHU por meio de licitação. A lista de sorteados está disponível para consulta nos sites da Secretaria da Habitação (www.habitacao.sp.gov.br) ou CDHU (www.cdhu.sp.gov.br).

Daniel Cunha

Da Secretaria da Segurança Pública

(L.F.)