CASA promove exposição para lembrar Dia da Consciência Negra

IV Kizomba promove apresentação de obras artísticas sobre a cultura africana

dom, 21/11/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Em referência ao Dia da Consciência Negra, a Fundação CASA promove a IV Kizomba da CASA para os funcionários. Trata-se de uma reunião cultural em que adolescentes cumprindo medida socioeducativa nas unidades da Região Metropolitana e do interior de São Paulo apresentam suas obras sobre a cultura africana e questões étnico-raciais. O termo Kizomba significa festa na língua iorubá.

Cerca de 350 adolescentes de 45 unidades da Capital e do interior devem participar. Eles apresentarão peças de teatro, rodas de capoeira e de samba e dança de rua, além de expor seus quadros e declamar poesias. Também haverá performances conjuntas de jovens e funcionários. A iniciativa acontece entre 23 e 25 de novembro, das 9h às 17h, no auditório da sede a instituição. É coordenada por meio do Comitê Institucional Quesito Cor, criado em 2006 para estimular as discussões e fomentar políticas de atendimento que levem em conta a integração racial.

Desde outubro, as unidades de internação e de semiliberdade vêm realizando apresentações teatrais e de dança, palestras e leituras dramáticas nos municípios onde se localizam. Os temas são relacionados à diversidade racial, afrodescendência e tolerância. Cada uma das 11 divisões regionais da Fundação CASA também está promovendo suas atividades na semana da Consciência Negra.

Tudo é resultado das oficinas culturais promovidas nas unidades ao longo do ano, coordenadas pelo Comitê Quesito Cor. “Os adolescentes melhoraram sua autoestima, pois aprenderam a valorizar sua cultura ancestral, encontrando-se como cidadãos”, afirma a assistente social Francisca Silva, integrante da coordenação do Comitê. Segundo pesquisa da instituição, 67% dos jovens e 41% dos funcionários se declararam afrodescendentes.

Agenda
IV Kizomba da CASA
23 a 25 de novembro – das 9h às 17h
Auditório da sede da Fundação CASA
Rua Florêncio de Abreu, 848 – térreo – Luz – São Paulo

Da Fundação CASA