CASA Itaquá I expõe quadros inspirados em Romero Britto

Adolescentes da Fundação fizeram releituras das obras do artista brasileiro

dom, 12/06/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Até 17 de junho estão expostos cerca de 40 quadros pintados por adolescentes da CASA Itaquaquecetuba I, com inspiração no artista brasileiro Romero Britto. São obras com cores fortes, traços marcantes e figuras características que podem ver vistas no Museu Municipal de Itaquaquecetuba, cidade da Região Metropolitana de São Paulo.

Os interessados podem conferir a exposição de terça à sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. O endereço é Padre João Álvares, 49, Centro.

Durante cerca de quatro meses, em oficinas semanais de 3 horas de duração, 15 adolescentes puderam expressar seus sentimentos, desejos e angústias por meio das cores. Não foram poucas as vezes que pediram para o agente Educacional Edivânio Pereira dos Santos, responsável pela oficina, para continuar os trabalhos em horários alternativos.

A ideia de utilizar as obras de Romero Britto partiu de Santos, que é formado em Artes Plásticas. O agente Educacional quis apresentar um artista ícone da cultura pop reconhecido internacionalmente – mas sem a mesma visibilidade no Brasil – para torná-lo conhecido dos jovens.

“As cores dos seus quadros transmitem paz e outros sentimentos, o que serviu para ajudar os adolescentes na medida socioeducativa”, explica Santos. O profissional lembra que apenas as figuras foram usadas como inspiração, cabendo a cada adolescente dar sua interpretação.

“Há alguns com traços mais delicados, outros com predomínio de cores forte, vibrantes, como o vermelho”, analisa o agente. Os quadros em exposição são apenas uma mostra do que foi produzido na unidade. E acordo com Santos, os adolescentes fizeram aproximadamente 200 obras, sendo que parte delas os acompanharam quando deixaram a unidade.

Serviço

Expoarte CASA Itaquaquecetuba I – Releitura das obras de Romero Britto
Data: até 17 de junho
Local: Museu Municipal de Itaquaquecetuba
Endereço: Padre João Álvares, 49 – Centro – Itaquaquecetuba
Horários para visitação: terça à sexta, das 8h às 17h; e sábados,
domingos e feriados, das 10h às 17h.

Da Fundação CASA