CASA inaugura unidade em Taubaté nesta sexta

Unidade é a 39ª. construída no novo modelo de atendimento e será gerida em parceria com a sociedade civil

qui, 27/11/2008 - 19h50 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo inaugura na próxima sexta-feira, 28, a unidade de internação da Fundação CASA em Taubaté. O equipamento foi construído com base no novo modelo de descentralização do atendimento aos adolescentes autores de atos infracionais.

A nova CASA será entregue em Taubaté, às 10 horas, pelo secretário adjunto de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Izaias José de Santana, e pela presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella.

Com a entrega, sobe para 41 o número de unidades viabilizadas pelo Governo do Estado dentro do processo de descentralização do atendimento. Destas, 39 foram construídas com base num novo modelo arquitetônico, de unidades pequenas, com capacidade máxima para 56 adolescentes – 40 no regime de internação e 16 em internação provisória.

Este é o caso de Taubaté. “O principal benefício deste processo de descentralização é fazer com que os adolescentes sejam atendidos próximos de suas famílias e em unidades pequenas, onde eles têm um atendimento individualizado”, comenta Berenice Giannella. “Isso tem permitido ao Estado desativar os grandes complexos de internação, como o do Tatuapé, onde não era possível dar este atendimento mais individualizado aos jovens.”

Arquitetura e Educação

Em termos arquitetônicos, a casa parece uma escola. A unidade tem três pavimentos. No primeiro, o térreo, há salas de educação, um refeitório e consultórios médico e odontológico. No segundo piso, ficam os quartos dos jovens. O terceiro pavimento conta com uma quadra poliesportiva e espaços para a visita de familiares.

A CASA Taubaté será gerenciada em parceria com o Instituto Cidadão. Nesta gestão compartilhada, o entidade cuidará do atendimento técnico prestado aos adolescentes nas áreas psicossocial, de saúde, de qualificação profissional e pedagógica. À Fundação CASA, caberá a segurança e a direção do estabelecimento.

A unidade terá um processo socioeducativo inovador, o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC). Pelo modelo (ler texto abaixo), o adolescente passa de fases e obtém benefícios conforme a reflexão sobre o ato infracional que praticou.

Evento: Inauguração da unidade de Taubaté.
Data: 28 de novembro (sexta-feira).
Endereço: Rodovia Amador Bueno da Veiga, km 138,5, Bairro Gurilândia, Taubaté.
Horário: 10 horas.

Da Fundação CASA

(M.C.)