CASA homenageia Centenário da Imigração Japonesa

Vila Maria terá dia de atividades culturais, exame de faixa no karatê e receberão visita de medalhistas brasileiros

qui, 23/10/2008 - 20h34 | Do Portal do Governo

A Unidade de Internação Abaeté (Vila Maria), da Fundação CASA, realizará uma homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa para o Brasil, no próximo sábado (25 de outubro). A celebração acontecerá no pátio da unidade, com apresentações de Taiko (tambores japoneses), dança folclórica, origami e exposições de vídeos da cultura japonesa.

Além da comemoração do centenário, a Abaeté fará o segundo exame de faixa com 20 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na unidade. Os jovens fazem parte do Projeto ProKarater. Dezenove deles são faixas amarelas e um, faixa vermelha. O projeto, que tem como parceiro a Federação Paulista de Karatê (FPK), funciona em 10 unidades da CASA.

Foram convidados para participar do evento os atletas medalhistas do Pan Americano no Rio de Janeiro, Juarez Soares (ouro), Vinicius de Souza (bronze) e Caio Duprat (vice-campeão mundial), e também o técnico da Seleção Brasileira de Karatê e professor dos internos, José Carlos Gomes de Oliveira.

O projeto Prokarater começou a ser implantado na unidade Abaeté da Fundação CASA em junho de 2007. O trabalho inicial foi o de sensibilização dos adolescentes para a prática do esporte, primeiro na condição de torcedores, assistindo a algumas competições, como o Pan Americano no Rio. Posteriormente, através de depoimentos e palestras de atletas bem sucedidos na modalidade, com o objetivo de formar modelos identificatórios saudáveis.

Agora, os jovens treinam a modalidade com o professor José Carlos Gomes, que é considerado um dos maiores caratecas de todos os tempos do País em competições. “Nossa meta é formar pessoas de caráter e cidadãos, e não competidores”, esclarece o mestre. “A filosofia do karatê tem permitido um trabalho neste sentido”.

Além da FPK, a homenagem que será feita pela unidade Abaeté conta com o apoio cultural do Consulado Geral do Japão, Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (ACCIJB), do Instituto Paulo Kobayashi, da Associação Brasileira de Taiko e do Centro de Estudos Japoneses da USP.

Da Fundação CASA

(M.C.)