Casa Guilherme de Almeida promove palestra sobre Haicai no Brasil

Nesta terça, 4, das 19h às 21h, Marcelo Tápia ministra palestra sobre a técnica do Haicai

ter, 04/02/2014 - 12h35 | Do Portal do Governo

Para quem gosta de literatura e poesia, a Casa Guilherme de Almeida promove nesta terça-feira, 4, a palestra “O Haicai no Brasil”, ministrada por Marcelo Tápia, das 19h às 21h. A palestra abordará o haicai desde suas origens até a sua história no Brasil, relembrando tradutores e autores referenciais dessa modalidade de poesia, como Guilherme de Almeida, Pedro Xisto e Paulo Leminski.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

O estilo de poema japonês, conciso, de três linhas compostas pela sequência de cinco, sete e cinco silabas cada, teve uma interpretação própria feita pelo poeta Guilherme de Almeida, que sugeria que o primeiro verso rimaria com o terceiro e o segundo verso possuiria uma rima interna, da segunda com a sétima sílaba.

Serão disponibilizadas 20 vagas. Para se inscrever é necessário ligar com antecedência para os telefones (11) 3673-1883 ou (11) 3672-1391, ou então, enviar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com. A palestra é gratuita.

Marcelo Tápia

Poeta, tradutor e ensaísta, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. É autor de cinco livros de poemas, entre eles Valor de uso (2009). Traduziu, entre outras obras, os romances Os passos perdidos (2008) e O reino deste mundo (2009, finalista do Prêmio Jabuti), de Alejo Carpentier, e é um dos organizadores do volume Transcriação, de Haroldo de Campos (2013). Dirige o museu Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado