Casa Guilherme de Almeida promove cursos sobre Almodóvar em julho

Objetivo é promover encontros mensais que abordam clássicos do cinema mundial

qua, 27/07/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Inspirada no pioneirismo de Guilherme de Almeida na crítica cinematográfica no Brasil, a Secretaria da Cultura e a Casa Guilherme de Almeida criaram o Núcleo “Cinematographos” de Estudos de Cinema, com o objetivo de promover encontros mensais que abordam clássicos do cinema mundial, assim como cursos especiais.

Para este mês de julho foi programado o curso “¿Esto es tuyo Almodóvar?”, sobre os primeiros filmes realizados por Pedro Almodóvar a ser ministrado por João Eduardo Hidalgo nos dias 28, 29 e 30, das 17h às 20h.

Dentro do contexto cultural espanhol pós-franquista surgiram cineastas de talento e de grande apelo popular. Almodóvar, representante desse período de transição, teve a sorte de vivenciar um momento criativo de retomada chamado “La Movida”. Este curso trata do seu primeiro desenvolvimento como cineasta envolvido no renascer cultural espanhol, que depois transformou muitas características do período em marcas de um cinema profundamente autoral.

João Eduardo Hidalgo é doutor em comunicação pela ECA/USP e pela Universidad Complutense de Madrid. Professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP (Bauru) e diretor de curtas-metragens.

Programa do curso “¿Esto es tuyo Almodóvar?”

1- Almodóvar, um manchego em Madri. Primeiros curtas (Salomé, 1978) e A contracultura na Espanha, La Movida madrilena. Principais representantes na pintura, literatura, música e no cinema.  O primeiro longa-metragem Pepi, Luci , Bom y otras chicas del montón (1980)
2- Laberinto de Pasiones (1982) um mosaico cultural da metrópole espanhola.
3- O desencanto do período de transição política: ¿Qué he hecho?

Serviço
Núcleo “Cinematographos” – ¿Esto es tuyo Almodóvar?
Curso sobre os primeiros filmes de Pedro Almodóvar
Dias 28, 29 e 30 de julho, das 17h às 20h
 
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 17h. (Visitas espontâneas: quartas, sextas, sábados e domingos; visitas agendadas: terças e quintas)
Atende a escolas, mediante agendamento.
www.casaguilhermedealmeida.org.br
Entrada franca

Da Secretaria da Cultura