Casa Guilherme de Almeida estará na Festa Literária Internacional de Paraty

Mostra Irmãos de travessas travessias estará na FLIP que acontece de 6 a 10 de julho

dom, 03/07/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, estará presente na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece na cidade de Paraty de 6 a 10 de julho, com a mostra “Irmãos de travessas travessias”. Ela deriva da dedicatória que Oswald de Andrade escreveu a Guilherme de Almeida na página de rosto de Pau-Brasil (1925), uma das inúmeras primeira edições que fazem parte do acervo do Museu-Casa Guilherme de Almeida.

Após ser apresentada em Paraty, a exposição volta para o Museu-Casa no dia 12 de julho, marcando o início da Semana Guilherme de Almeida. Essa mostra irá dialogar com exposição sobre Oswald de Andrade a ser instalada no Museu da Língua Portuguesa ainda em julho, com o objetivo promover uma revivescência de aspectos do movimento deflagrado na Semana de Arte Moderna de 1922.

Irmãos de travessas travessias aborda a relação literária e pessoal entre os poetas modernistas Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida, por meio de imagens e documentos. Abrangendo, sobretudo, o decênio de 1916 a 1925, a mostra enfoca as peças de teatro Mon coeur balance e Leur âme (1916), escritas por ambos – em francês – com a pretensão de fundar o teatro moderno brasileiro.

A curadoria da exposição é de Simone Homem de Mello e de Marcelo Tápia, diretor da Casa Guilherme de Almeida.

Serviço:

Irmãos de travessas travessias
Flip – Festa Literária Internacional de Paraty
De 6 a 10/7 em Paraty-RJ
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu.
(11) 3673-1883 / 3672-1391.
De terça a domingo, das 10h às 17h. (Visitas espontâneas: quartas, sextas, sábados e domingos; visitas agendadas: terças e quintas).
Entrada franca.
As visitas são realizadas com grupos de 4 pessoas, devido ao fato de o espaço de circulação interno ser exíguo.
Atende a escolas, mediante agendamento.
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Da Secretaria da Cultura