Casa Guilherme de Almeida comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna

Instituição celebra a data com uma programação especial de palestras, recitais e visitação temática

sáb, 11/02/2012 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Semana de Arte Moderna de 1922, evento que deflagrou o movimento modernista no Brasil, contou com a presença do poeta Guilherme de Almeida como um de seus mentores e ativos participantes. Com uma programação especial de palestras, recitais e visitação temática, a Casa Guilherme de Almeida celebra essa data comemorativa.

Encontro Peripatético
Arte moderna em São Paulo
por Cintia Andrade e Gabriel de Paula Santos
Sábado, 11 de fevereiro, até 15h
A equipe do Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida realizará um passeio que começa na Casa do poeta e termina no Museu Lasar Segall. No percurso serão abordados aspectos relevantes desse momento da trajetória das vanguardas no Brasil. Após se reunir na Casa Guilherme de Almeida, os participantes sairão  Cintia Andrade, arte-educadora graduada pela Universidade São Judas Tadeu e licenciada pelo Programa Especial de Formação Pedagógica pela Faculdade de Belas Artes. É educadora da CGA.Gabriel de Paula Santos é formado em artes plásticas pela UNICSUL. Trabalha como arte-educador desde 2007, tendo atuado em diversas instituições. Integra o Núcleo de Ação Educativa da CGA.

Guilherme de Almeida e os anúncios da Klaxon
Por Ary AltmanTerça-feira, 14 de fevereiro, das 19h às 21h
A participação de Guilherme de Almeida na revista modernista Klaxon (1922) será tema desta palestra, que deverá destacar seus ousados anúncios publicitários e as vanguardas artísticas europeias que possivelmente o influenciaram. A descrição das polêmicas em torno do projeto visual da revista oferecerá parâmetros de sua força inovadora na época. Ary Altman, publicitário e professor, tem MBA em Marketing e mestrado em Artes Visuais. Atualmente ministra cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Paulista.

Recital
Música e poesia modernista
por leitores e músicos convidados
Quarta-feira, 15 de fevereiro, das 19h às 21h
Textos apresentados durante os eventos da Semana de Arte Moderna serão resgatados neste recital, no qual também se ouvirão peças musicais ligadas ao modernismo. 

Visitação temática
Guilherme E 1922
pelo Núcleo de Ação Educativa
De 14 (terça) a 18 de fevereiro (sexta-feira), às 14h30 e às 16h
Entre as obras expostas na Semana de Arte Moderna se encontra a Sóror Dolorosa, de Victor Brecheret, inspirada no Livro de Horas de Sóror Dolorosa, volume de poemas de Guilherme de Almeida publicado em 1920. Essa escultura e outros objetos do acervo da Casa Guilherme de Almeida relevantes para o movimento modernista serão destacados em uma visita temática pelos interiores da residência do poeta.  O Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida é integrado pela coordenadora Karen Kipnis e pelos arte-educadores Alexandra Rocha, Cintia Andrade e Gabriel de Paula Santos.

Serviço
Casa Guilherme de Almeida

Rua Macapá, 187, Pacaembu
Fone: (11) 3673-1883 / 3672-1391.
De terça a domingo, das 10h às 17h. (Visitas espontâneas: quartas, sextas, sábados e domingos; visitas agendadas: terças e quintas)
As visitas são realizadas com grupos de 4 pessoas, devido ao fato de o espaço de circulação interno ser exíguo.Atende a escolas, mediante agendamento.Entrada franca.

Da Secretaria da Cultura