Casa do Trabalhador ‘Mário Covas’ será o mais moderno posto de atendimento da Secretaria do Emprego

Aviso de Pauta - Segunda-feira, dia 30

qui, 26/04/2001 - 10h11 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Segunda-feira, dia 30

Nesta segunda-feira, dia 30, às 11 horas, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) inaugura o novo Posto Central Casa do Trabalhador ‘Mário Covas’.

A data do evento foi escolhida por ser o primeiro ano que se comemora o Dia Estadual de Apoio ao Emprego, segundo lei sancionada pelo governador Mário Covas em janeiro de 2001.

Situado à rua Helvétia, nº 55, o prédio está localizado próximo a edifícios históricos, que representam marcos da arquitetura da cidade, como a Sala São Paulo, o multicultural Concourse, o antigo prédio do Dops, que abrigará o Memorial do Cárcere e as Escolas Superior de Música e Permanente de Artes Cênicas. Ao escolher aquela área para implantar o posto, a idéia da Secretaria foi integrar-se ao complexo de revitalização do Centro, além de ser um ponto central para o acesso dos usuários.

O dia de apoio ao Emprego, além de comemorado com a inauguração do Posto da Helvétia, será marcado por uma série de atos divulgados pelo governador:
– assinatura, por Alckmin, da lei que eleva o valor da bolsa-auxílio para os trabalhadores das Frentes de Trabalho;
– entrega de cheques do Banco do Povo;
– instituição do Prêmio Apoio ao Emprego todo o dia 30 de abril para o município que se destacar em recolocação de pessoas no mercado;
– lançamento do Time do Emprego;
– divulgação dos resultados do Programa Estadual de Qualificação de 2000, segundo avaliação feita pelo Instituto Uniemp – Fórum Permanente das Relações Universidade/Empresa;
– lançamento do site Observatório do Futuro do Trabalho, que pretende manter uma discussão permanente sobre situações de emprego e formação profissional, realizando projeções do mercado para os próximos anos.

Atendimento

A Casa do Trabalhador Mário Covas inicia suas atividades com um modelo de prestação de serviço diferenciado: a integração de todos os programas da Sert num só local. São seis andares onde funcionarão Padef – Programa de Apoio ao Portador de Deficiência, Proger – Programa de Geração de Emprego e Renda, Penas Alternativas e os serviços Seguro-desemprego, Intermediação de Mão-de-obra, Requalificação Profissional, Orientação Trabalhista e Emissão de Carteiras de Trabalho.

Adaptado à nova realidade do mercado de trabalho, o posto da Helvétia terá um andar com arquitetura adaptada para atendimento exclusivo do portador de deficiência. Lá, o profissional poderá não apenas inscrever-se para uma vaga de emprego, como tirar carteira de trabalho ou recorrer a qualquer outro serviço prestado pela Secretaria.

Outras três novidades funcionarão no Posto: Time do Emprego – grupo de trabalhadores desempregados treinados para buscar uma nova oportunidade de emprego tanto para si próprios quanto para os demais integrantes da equipe; Posto Escola – local de treinamento para funcionários – e Sala para Empregadores – espaço reservado às empresas que queiram consultar o banco de dados da Sert e entrevistar os candidatos.

O Posto Central terá capacidade para atender 2.500 pessoas diariamente, e o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Só nos primeiros três meses deste ano, mais de 17 mil pessoas encontraram emprego por intermédio dos PATs. Ao todo são 132 postos espalhados por todo o Estado, sendo que 115 já estão informatizados.