Casa do Lago comemora cinco anos de existência com atividades culturais

Entre os eventos, grátis, destacam-se mostra de fotos, exibição de documentário e palestras sobre o escritor Rubem Alves

qui, 12/04/2007 - 12h48 | Do Portal do Governo

O Espaço Cultural Casa do Lago, da Unicamp, completa no dia 18 cinco anos de existência. Para comemorar, haverá uma série de eventos neste mês, entre os quais exposição de fotos, exibição de documentário e bate-papos com o público. Todas as atividades são gratuitas.

• Fotografia

Até amanhã, das 9 às 21 horas, poderá ser vista a exposição fotográfica Jardim Gramacho, do diretor e fotógrafo Marcos Prado. As fotos foram clicadas no Lixão Jardim Gramacho, em Campo Grande, no Rio de Janeiro. Prado atuou mais de dez anos retratando o dia-a-dia dos trabalhadores do lixo, que originou também seu documentário Estamira.

• Cinema

O documentário Estamira, dirigido por Marcos Prado, será apresentado hoje e amanhã, às 14, 16 e 19 horas. Com duração de 127 minutos, o filme conta a história de uma mulher de 63 anos, portadora de distúrbios mentais, que vive e trabalha há mais de 20 anos no aterro sanitário de Jardim Gramacho. O local é renegado pela sociedade e recebe diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo. Com discurso eloqüente, filosófico e poético, a personagem central do documentário, Estamira, faz questionamentos sobre o destino do lixo produzido pelos habitantes de uma metrópole e os subterfúgios da mente humana para superar a realidade insuportável do cotidiando.

• Debates sobre Estamira

Hoje, às 13 horas, haverá encontro com o diretor e fotógrafo Marcos Prado para bate-papo sobre o ensaio fotográfico Jardim Gramacho e o documentário Estamira.

Amanhã, às 13 horas, o convidado será Fernando de Tacca, fotógrafo e professor do Departamento de Multimeios, Mídia & Comunicação, do Instituto de Arte da Unicamp. O bate-papo terá como título Intertextualidades do olhar: cinema e fotografia.

No mesmo dia, às 21 horas, sob o título Tesouros no lixo: Estamira e o mundo psíquico, o debate será com o professor Antonio Carvalho de Ávila Jacintho, médico psiquiatra assistente do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

• Exposição

Asuriní do Xingu – arte e saberes (entre os dias 16 e 27). O projeto Documentação e Transmissão dos Saberes Tradicionais dos Asuriní do Xingu digitalizou e organizou acervo de vídeo, áudio e fotografias da cultura dessa tribo, que vive no Pará. A mostra exibe fotos que retratam rituais, habitação, atividades de subsistência e tecnologias de confecção de objetos dos asuriní do Xingu. O material foi coletado em 30 anos de pesquisa. Além da mostra, os visitantes poderão apreciar documentários. A programação completa está no site da Casa do Lago.

• Ciclo de encontros Celebrando a Transcendência: A Poética de Rubem Alves (dia 21)

10 horas: abertura do evento.

10h30: palestra O Pássaro Encantado, conduzida pelo professor José Pacheco, diretor da Escola da Ponte, em Portugal. Rubem Alves mencionou essa instituição de ensino, com a qual ficou encantado, no livro A Escola que Sempre Sonhei sem Nunca Pensar que Pudesse Existir. Na década de 90 o professor Pacheco e o escritor se tornaram amigos.

14 horas: palestra Tertúlias: O Pensamento que Sente e o Sentimento que Pensa. O encontro será conduzido pelos professores doutores Carlos Rodrigues Brandão, Severino Antônio, João Francisco Régis de Morais e Antônio Vidal Nunes, todos da Unicamp.Eles abordarão o itinerário reflexivo de Rubem Alves no que diz respeito à teologia, filosofia, educação e poesia.

17 horas: encerramento das atividades, com palavras de Rubem Alves, que acompanhará todas as discussões desse dia.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

Espaço Cultural Casa do Lago – Rua Érico Veríssimo, s/n –  Cidade Universitária Zeferino Vaz – Unicamp – Barão Geraldo, Campinas

Telefone (19) 3521-7017

Atenção: a palestra Tertúlias: O Pensamento que Sente e o Sentimento que Pensa tem vagas limitadas

Iteressados devem enviar e-mail para casadolago@reitoria.unicamp.br até o dia 19, com nome, endereço, telefone e o motivo de interesse pelo evento

Site: www.preac.rei.unicamp.br/casadolago