Casa do Adolescente vai promover atendimento para jovens de Itaquera

É a terceira unidade instalada pelo governo, que quer criar mais sete centros para oferecer assistência aos jovens da periferia

qua, 21/12/2005 - 11h26 | Do Portal do Governo

É a terceira unidade instalada pelo governo, que quer criar mais sete centros para oferecer assistência aos jovens da periferia

O bairro de Itaquera (na zona leste) já dispõe da Casa do Adolescente, iniciativa que oferece políticas públicas para a juventude nas áreas da saúde e da assistência social. A nova unidade, inaugurada há uma semana, é a terceira na capital. No local, os jovens encontram atendimento integral (físico, psicológico e social) oferecido por equipe multiprofissional: médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, dentistas e educadores. O projeto é uma parceria que reúne as secretarias da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) e a da Saúde e a Prefeitura.

A Casa do Adolescente de Itaquera foi instalada no Clube da Turma Itaquera, da entidade Obra Social Dom Bosco. A Seads oferece espaço físico, profissionais (monitores e educadores), apoio administrativo, material de escritório, conservação e limpeza. A Saúde se encarrega da capacitação dos recursos humanos e da medicação do Programa Dose Certa. A Secretaria Municipal de Saúde cede equipamentos médico-hospitalares, funcionários e encaminhamentos externos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Itaquera tem população de quase 490 mil habitantes, dos quais 96,6 mil são jovens entre 10 e 19 anos. Na proporção de mães adolescentes de 14 a 17 anos, o total de nascidos vivos é de 7,78%, e a taxa de fecundidade é de 40,76 (por mil mulheres). Na faixa de 15 a 17 anos, 24 % não freqüentam a escola. O Índice de Vulnerabilidade Juvenil é de 60%. A região representa uma das maiores demandas de adolescentes no município paulista. No local em que funciona a Casa do Adolescente de Itaquera, a Seads promove, em parceria com a Dom Bosco, o Programa Clube da Turma, onde 1,2 mil crianças e adolescentes são atendidos por meio de atividades recreativas, culturais, esportivas e de lazer, em período alternado ao da escola. A secretaria investe R$ 2,2 milhões ao ano nesta iniciativa.

Traumas juvenis – “A Casa do Adolescente de Itaquera representa um salto na história do bairro. É inaugurada no momento em que a coletividade discute os valores de uma juventude traumatizada pela violência, drogas e sexualidade distorcida”, avalia o padre Rosalvino, presidente da Obra Social Dom Bosco. As outras duas unidades da Casa do Adolescente ficam no Enturmando Circo-Escola, no Grajaú, e no Clube da Turma M’ Boi Mirim, no Jardim Ângela. É intenção do governo criar, futuramente, mais sete casas iguais a essa na capital, somando uma dezena.

SERVIÇO

Casa do Adolescente

– Grajaú (zona sul): Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333

–  Jardim Ângela (zona sul): Rua dos Clarins, 99

– Itaquera (zona leste): Avenida do Contorno, s/nºDa

Assessoria de Imprensa da Seads