Casa de Dona Yayá promove no mês de abril shows de MPB e exposição

Haverá também a continuidade de encontros abertos com especialistas para discutir preservação cultural

dom, 01/04/2007 - 13h31 | Do Portal do Governo

Exposição e shows de música popular brasileira são algumas das atividades que a Casa de Dona Yayá promoverá em abril. Estão programados também encontros e reuniões técnicas com a presença de especialistas que atuam na área de preservação cultural, abertos ao público em geral.

Dia 15 de abril, às 11 horas. Grupo Cajarana. A proposta do grupo é fazer uma releitura da arte dos músicos de rua. A partir do trabalho de pesquisa da origem e difusão de diversos ritmos, o Cajarana busca sonoridade própria, com a preocupação de promover enlace harmonioso entre percussão de peso e suavidade melódica. No repertório, músicas inéditas utilizam o repente e a poesia, ressaltando mestres como Ariano Suassuna. Entre os ritmos apresentados, há ciranda, coco, frevo, maracatu, carimbó e samba-de-roda. O Ovo, de Hermeto Pascoal, Correnteza, de Tom Jobim, e Pé da Roseira, de Gilberto Gil são algumas das canções programadas.

• Exposição: Locação, de Elisabete Savioli. De 15 de abril a 6 de maio, de domingo a sexta-feira, das 10 às 16 horas. A artista plástica Elisabete Savioli expõe trabalhos elaborados no Mestrado em Poéticas Visuais da Escola de Comunicação e Artes da USP. Na mostra, ela explora as possibilidades de relação entre a fotografia e o espaço. A entrada é gratuita.

Encontros e reuniões – Em novembro de 2006, o Centro de Preservação Cultural da USP promoveu o primeiro encontro do ciclo Reuniões Técnicas: Ciências Aplicadas e Conservação de Bens Culturais. O objetivo é estimular a colaboração entre cientistas, pesquisadores e profissionais que atuam na área da preservação do patrimônio cultural. As mesas são compostas por representantes de laboratórios e institutos científicos que trabalham em ligação com conservadores, restauradores, arquitetos, arqueólogos e museólogos. As próximas reuniões estão programadas para os dias:

• 10 de abril, às 19 horas – Reunião Técnica 4: Análises não Destrutivas em Obras de Arte com Técnicas Nucleares. A palestrante convidada é a docente da USP Márcia Rizzuto. Atualmente trabalha em física nuclear aplicada com aceleradores, atuando na caracterização de materiais biológicos, metais e obras de arte.

• 24 de abril, às 19 horas – Reunião Técnica 5: Técnicas de Investigação de Revestimentos Inorgânicos – Argamassa e Pintura: A Experiência do IPT nos Últimos Anos. Com Cláudia Bastos do Nascimento, pesquisadora do Laboratório de Materiais de Construção Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Da USP On-line