Casa de Dona Yayá expõe Aprendendo com maquetes

Mostra vai até 30 de abril

seg, 23/02/2009 - 10h14 | Do Portal do Governo

Até 30 de abril estará aberta na Casa de Dona Yayá, a exposição Aprendendo com maquetes. As maquetes que integram esta exposição foram feitas por alunos da disciplina daHistória e Teorias da Arquitetura I, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP em 2007 e 2008. Integrando a pesquisa histórica à confecção de modelos tridimensionais, não se propunham a ser reconstruções fidedignas, mas a acionar os mecanismos do olhar e de apropriação e ordenação do espaço.

O emprego de maquetes durante a concepção de obras de Arquitetura tem suscitado reflexões sobre as formas de conhecimento, produção e vivência do espaço construído. Ao propiciar um artificioso poder de visão que supera muitas das limitações do olho humano, comparece não apenas em ateliês de arquitetos ou canteiros de obras, mas em domínios dos mais diversos.

A elaboração de maquetes tridimensionais antecipa ou reconstitui a construção dos espaços construídos, possibilitando compreender problemas de articulação de elementos construtivos e espaços e materializar aquilo que esteve ou está na imaginação do projetista.

A entrada é gratuita e o endereço da Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, é Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo. 

Mais informações: (11) 3106-3562; e-mail cpcpublic@usp.br

Da Agência USP de Notícias

(C.C.)