Casa das Rosas: eventos promovem acesso dos surdos à cultura

Palestras e leituras buscam conscientizar sociedade sobre a importância de ações que promovam o acesso irrestrito à cultura

qua, 30/08/2017 - 12h13 | Do Portal do Governo

O mês de setembro é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da comunidade surda. Por conta disso, a Casa das Rosas vai realizar uma série de eventos para conscientizar a sociedade sobre a importância de ações que promovam o acesso de todos à cultura.

Os eventos começam no dia 1° de setembro com uma grande campanha no Facebook que, ao longo do mês, trará informações, curiosidades, dicas cinematográficas e anunciará o concurso para que a comunidade surda escolha os sinais da Casa das Rosas e do poeta Haroldo de Campos.

Os interessados podem enviar seu sinal pelo Facebook e a escolha será feita no dia 16 de setembro, às 19h, durante o sarau “Slam do Corpo”, uma batalha de poesia que mistura língua de sinais, voz, português, texto escrito e expressão corporal.

Já no dia 3 de setembro, às 15h, acontece uma palestra sobre a história da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No dia 17 de setembro, às 14h e 15h, respectivamente, o público poderá conhecer mais sobre o uso da Libras em espetáculos artísticos e conferir uma contação de histórias em Libras-Português sobre o museu e a avenida paulista.

Confira os detalhes da programação:

– Palestra Libras: História, Gramática e Cultura – Domingo (3), às 15h
A palestra a respeito da Libras – Língua Brasileira de Sinais discorrerá sobre sua história, aspectos linguísticos e socioculturais dentro da cultura e identidades surdas com o palestrante Rafael Veloso.

– Slam do Corpo – Sábado (16), às 19h
O sarau tem como objetivo a experimentação poética com língua de sinais, reunindo a comunidade surda, a comunidade dos saraus e o público em geral. O resultado é um potente e inesperado encontro entre as línguas.

O slam é um jogo, um campeonato de poesia. Começou nos Estados Unidos na década de 1980 e hoje existe em cidades do mundo todo. As regras básicas são três: os poemas apresentados precisam ser próprios, ter no máximo três minutos de duração e não possuir acompanhamento musical ou objetos de cena.

– Palestra Libras em Espetáculos Artísticos – Domingo (17), às 14h
A palestra a respeito da tradução e interpretação em Libras em espetáculos artísticos e dos desafios da ampliação da acessibilidade surda na cena cultural a partir da ideia do pensamento abissal – fronteiras imaginárias que criam dois campos opostos, no caso, entre a cultura surda e a cultura ouvinte – e em como o acesso à cultura pode promover a abertura de diálogo. Carlos Grahamhill é o palestrante da vez.

– Contação de Histórias em Libras para Crianças – Domingo (17), às 15h
A contação de histórias em Libras-Português: a história da Casa das Rosas e da Avenida Paulista será contada em Libras de maneira lúdica por contadora surda com tradução simultânea em Português. Após esse momento, as crianças aprenderão o alfabeto em Libras e sinais a serem escolhidos por elas.

Sobre o Setembro Azul
No dia 21 é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; já no dia 26 é o Dia Nacional do Surdo e aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); e no dia 30 é Dia Internacional do Surdo.

O azul é uma cor emblemática, pois na Segunda Guerra identificava as Pessoas com Deficiência, dentre elas os surdos. Os nazistas as obrigavam a usar uma faixa de cor azul fixada no braço, sendo identificados e mortos. O azul turquesa foi escolhido por ser uma cor viva e representar o orgulho de ser surdo.