Casa das Rosas tem programação especial para os 455 de São Paulo

Lançamento de livro, recitais, exibição de filme e show musical. Tudo no dia 25, a partir das 15h

ter, 20/01/2009 - 19h05 | Do Portal do Governo

Para comemorar o aniversário de São Paulo, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura preparou programação especial e gratuita para crianças e adultos no dia 25 de janeiro, a partir das 15h. É o projeto Sampoemas, que faz um brinde aos 455 anos da cidade com saraus, lançamentos de livros, exibição de curta-metragem e show musical. A realização é da Secretaria da Cultura em conjunto com a Poiesis – Organização Social de Cultura, que administra a Casa.

A programação

Sarau Chama Poética – Homenagem ao aniversário de São Paulo abre o projeto, às 15h. Os atores Alex Dias, Fábio Moura e Francesca Cricelli declamarão poemas de Mario de Andrade, Juó Bananere e outros poetas que declaram seu amor pela cidade de São Paulo. A cantora mezzo soprano Maria Dionete, acompanhada da pianista Silvia Regina Órfão e do grupo Poema Novo (Xande Mello, Maria Rita Gullo, Eduardo Pitta e Neide Nell), apresentarão músicas de Luiz Tatit, Xande Mello e Adoniran Barbosa. A direção é de Fernanda de Almeida Prado com a colaboração de Alex Dias.

O poeta Claudio Daniel lança o livro YUMÊ, às 16h, publicado pela DIX Editorial, que reúne poemas escritos entre 1991 e 1998, divididos em ciclos e que abordam temas alegóricos, como a Noite, a Água, o Amor e o Oriente, explorando recursos plásticos e sonoros da linguagem poética. A primeira edição da obra foi publicada há dez anos, pela editora Ciência do Acidente, e agora é republicada pela DIX, com arte de capa de Carlos Clémen. 

Às 16h30 será exibido o curta metragem experimental ‘Descido aos Infernos’, leitura a partir dos poemas de Roberto Piva no Sampoemas em 2008. A direção é de Donny Correia e conta com a participação dos poetas Roberto Bicelli e Claudio Willer.

A partir das 17h, Helena Castello Branco organiza a distribuição de livros do projeto BookCrossing. Os interessados poderão pegar o livro, gratuitamente, mas com o compromisso de passá-lo adiante. Após a leitura, o exemplar deve ser deixado em uma das zonas oficiais de bookcrossing (locais onde se encontram outros livros – no Brasil, há cinco áreas), ou em qualquer local movimentado, que outra pessoa possa encontrá-lo. Ou, ainda, se preferir, entregá-lo para um amigo ou parente.

O BookCrossing é um movimento “libertação” de livros em lugares públicos como cafés, bares, praças, metrôs, museus, para serem encontrados por outros leitores. O livro pode ter sua trajetória rastreada a partir de um código anotado em sua contracapa, desde que o leitor atual dê notícias do exemplar no site BookCrossing.com. Atualmente, há mais de 730 mil usuários cadastrados no BookCrossing.com e 5,2 milhões de livros circulando por 130 diferentes países.

Às 17h, o músico Péricles Cavalcanti faz o pocketshow. A apresentação será um passeio pelos diversos discos de Péricles. Todas as músicas do repertório são de autoria do próprio artista. E, encerrando a programação, às 19h, os poetas Frederico Barbosa e Sergio Vaz homenageiam os aspectos da cidade cosmopolita e plural, que é a capital paulistana, no Sarau ‘Da Periferia ao Centro’.

Serviço

Sampoemas 2009
Data: 25 de janeiro, domingo
15h: Sarau Chama Poética – Homenagem ao aniversário de São Paulo
16h: Lançamento do livro YUMÊ, de Claudio Daniel
16h30: Exibição do curta-metragem ‘Descido aos Infernos’
A partir das 17h: Projeto BookCrossing – Show com Péricles Cavalcanti
19h: Sarau ‘Da Periferia ao Centro’
Toda a programação é gratuita

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô – São Paulo – SP
Fone: (11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447
www.poiesis.org.br/casadasrosas  
Estacionamento conveniado: Alameda Santos, 74

Da Casa das Rosas