Casa das Rosas recebe duas mostras checas

Exposições reúnes desde documentos do presidente Václav Havel até peças de cristal

qui, 01/11/2012 - 11h03 | Do Portal do Governo

A cultura da República Checa está exposta em dois momentos na Casa das Rosas. A mostra “Václav Havel e seu país” reúne documentos históricos e fotos de significativos momentos da vida do primeiro presidente eleito depois da criação da República Checa, em 1993, e reeleito em 1998, escritor, intelectual e dramaturgo checo Václav Havel (1936-2011). Ele se tornou ícone durante a Revolução de Veludo, movimento que selou a queda do regime socialista em 1989, contra o governo comunista da antiga Checoslováquia.

Ainda podem ser conferidos painéis com raras poesias concretas escritas nos anos 1960, imagem com sua primeira esposa, Olga (famosa pelo livro Cartas a Olga) e exibição do filme Cidadão Havel, de Miroslav Janek e Pavel Koutecký, produzido em 2008, com mescla de imagens oficiais e bastidores pessoais do político, como cenas que o mostram ensaiando discursos e esbravejando contra seu alfaiate.

Em outro espaço da Casa, a exposição “A magia do cristal da Boêmia” abriga diferentes peças feitas a partir do tradicional, precioso e delicado cristal, mundialmente admirado e desejado desde o século 16, apresentadas por oito empresas de grande influência do setor da fabricação do produto e o que há de melhor no design checo.

SERVIÇO
Mostra A magia do cristal da Boêmia e Václav Havel e seu país
Terça-feira a sábado, das 10 às 22 horas
Domingo e feriado, das 10 às 18 horas
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô – São Paulo
Telefone (11) 3251-5271
Entrada franca
Classificação: livre
Até 2 de dezembro

Do Portal do Governo do Estado