Casa das Rosas conta com aproximadamente 450 mil visitantes em 2019

Com diversas atividades culturais e foco na literatura e poesia, o museu-casa literário completou 15 anos em dezembro

sáb, 28/12/2019 - 16h24 | Do Portal do Governo

Com ampla agenda de atividades culturais e formativas, totalmente gratuitas, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura completou 15 anos e recebeu cerca de 447.809 visitantes entre janeiro e novembro de 2019.

Integrante da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerenciada pela Poiesis, a Casa das Rosas ofereceu uma programação ampla e para diversos públicos neste ano.

O museu-casa literário iniciou a programação com a oficina Cenopoesia, na qual a escritora Jô Freitas trabalhou com os participantes a expressão da palavra junto à performance cênica. Ocorreu a primeira edição do curso Poesia Expandida voltado à formação em poesia por meio de suas diversas possibilidades de criação, desde a palavra até a performance poética vocal. A revitalização do jardim da Casa foi concluída com o plantio de quase 490 mudas de rosas.

Junto com a Casa Guilherme de Almeida, a Casa das Rosas homenageou James Joyce no Bloomsday, com foco nas personagens femininas que marcaram a vida e a obra literária do escritor irlandês por meio de palestras, filmes, leituras de textos, música e dança irlandesas. Para celebrar os 90 anos do nascimento de seu patrono, a Casa das Rosas realizou o Simpósio Haroldo de Campos 2019: Cosmopoética, recebendo pesquisadores e estudiosos da obra do poeta, crítico e tradutor.

O museu ainda recebeu Anne Frank – releitura dramática de seu famoso diário e encenada por atrizes da Companhia Cid Chagas, de Pereira Barreto (SP), com direção de Gabriel Mirck e Mário Irikura. Pezão/Marco Antonio Iadocicco (1951-2019), jornalista, poeta e co-fundador do Sarau da Cooperifa, além de ter criado e comandado o sarau A plenos pulmões na Casa das Rosas desde 2011, recebeu homenagem no sarau Ponte para Pezão.

A programação formativa também é mantida a partir das inscrições para a bolsa Programa Incentivo à Pesquisa e à Tradução da Obra de Haroldo de Campos, para o CLIPE Jovem e o CLIPE Adulto.

Mais novidades

Com o objetivo de recuperar as características originais do imóvel – construído na década de 1920 e finalizado nos anos 1930 – e aprimorar sua funcionalidade como espaço público de cultura, a Casa das Rosas passará por restauro a partir do primeiro semestre de 2020. A obra terá 80% de seu valor total custeado por recursos obtidos junto ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

O projeto de restauro foi inscrito e selecionado para receber o investimento, que devolve à sociedade valores arrecadados em decorrência de multas, acordos e condenações judiciais. Os outros 20% serão custeados pelo Governo do Estado. A obra tem custo total de R$ 4,2 milhões e previsão de realização em dois anos.

Mesmo com o restauro, a programação continua no Jardim da Casa das Rosas e em outras unidades da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida – assim como em instituições parceiras, principalmente as localizadas na Avenida Paulista.

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral.

A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.