Casa das Rosas promove palestra sobre poesias nesta sexta

Em Poesia: Palavra/Impacto, Frederico aborda os desafios do poeta

sex, 30/01/2009 - 9h08 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura promove, nesta sexta-feira, 30, palestra especial com o professor e poeta Frederico Barbosa a partir das 20 horas, com entrada franca. O tema é Poesia: Palavra/Impacto, em que Frederico aborda o fazer poesia e os desafios de um poeta na busca pelos caminhos mais difíceis na composição de seus versos. “Entre outras coisas, fazer um poema é escrever usando todos os recursos imagináveis para causar o maior impacto possível no leitor. Compor um poema é controlar nos mínimos detalhes os efeitos que o texto vai provocar no leitor”, diz Frederico.

O evento é destinado a todos os interessados por poesia e literatura em geral, sejam iniciados ou não, inclusive àqueles que desejam começar a escrever versos – a quem Frederico recomenda: “Para começar, precisa se despir de todas as ideias preconcebidas, românticas e preconceituosas que rondam o fazer poético. Como os conceitos de dom, talento e inspiração. Como a ideia de que o poeta é mais sensível ou que escrever poesia é sentir ou vivenciar emoções. Deve-se desconfiar de todas as mistificações da poesia e do papel do poeta”.

Poesia: Palavra/Impacto, com Frederico Barbosa, faz parte da série de palestras e recitais Pluriversos – Caminhos da Poesia Brasileira Contemporânea, que a Casa das Rosas realiza até meados de fevereiro.

Sobre o Poeta

Frederico Tavares Bastos Barbosa nasceu em Recife, Pernambuco, em 1961, e desde os seis anos vive em São Paulo – exceto por alguns períodos vividos nos EUA. Cursou Física na Universidade de São Paulo; iniciou o curso de Grego na mesma USP e formou-se em Letras-Português em 1985. Abandonou, após completar todos os cursos, a pós-graduação em Literatura Brasileira na USP. Foi, durante alguns anos, crítico literário nos principais jornais de São Paulo. Publicou poemas em diversas revistas por todo o Brasil. 

Como poeta, Frederico também amealha enorme respeito e reconhecimento. Seu primeiro livro, Rarefato (1990), foi escolhido pelos jornais O Estado de S. Paulo e O Estado de Minas (Belo Horizonte) como um dos melhores do ano. O segundo, Nada Feito Nada (1993), foi publicado na Coleção Signos, dirigida por Haroldo de Campos, e ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Ao todo, são sete livros, sendo que Brasibraseiro (2004), em parceria com Atonio Risério, também recebeu o Prêmio Jabuti. Nos últimos anos, seus poemas têm sido traduzidos e publicados em coletâneas de diversos países, como Estados Unidos, Austrália, México, Espanha e Colômbia. 

Frederico Barbosa também assina a organização de diversos livros de poesia e tem versos publicados em tantas outras antologias.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37, próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Tels.: (11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447
www.poiesis.org.br/casadasrosas
Estacionamento conveniado: Al. Santos, 74
Censura: Livre

Casa das Rosas