Casa das Rosas promove encontro com poetas cabo-verdianos

Corsino Fortes e Filinto Elísio apresentam a poesia do país africano na terça, 20

seg, 19/09/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, recebe os poeta cabo-verdianos Corsino Fortes e Filinto Elísio para um bate-papo na terça, 20, às 20h.

“A poesia de Cabo Verde para o mundo: encontro com Corsino Fortes e Filinto Elísio” é o tema da mesa que tem como proposta discutir as poéticas dos autores, sob a coordenação da professora doutora Simone Caputo Gomes, responsável pela área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

Na pauta da noite, debate sobre a trilogia épica A cabeça calva de Deus, escrita por Corsino Fortes, suscitando as questões do eu coletivo, a tradição oral cabo-verdiana, a pátria construída pedra a pedra e a engenharia do poema; e a lírica de Filinto Elísio no espaço entre verso e prosa, ludismo e vivência, presentes em seus livros Li cores & ad vinhos e Me_xendo no baú. Vasculhando o U.

Bibliografia dos poetas cabo-verdianos

Corsino Fortes (Corsino António Fortes)

Nasceu em 1933, no Mindelo, Cabo Verde. Juiz de Direito, foi ministro e secretário de Estado, além de embaixador em diversos países. Jurado constante do Prêmio Camões e representante de Cabo Verde na comissão para o novo acordo ortográfico, colabora em vários periódicos, como Claridade, Cabo Verde e África. Poeta traduzido para várias línguas, é autor dos três livros que compõem a edição A cabeça calva de Deus: Pão & fonema, Árvore & tambor, Pedras de sol & substância.

Filinto Elísio (Filinto Elísio de Aguiar Correia e Silva)

Nasceu em 1961, na cidade da Praia, Cabo Verde. Licenciado em Biblioteconomia no Brasil, viveu e foi professor nos Estados Unidos. Tem papel importante na coordenação de vários movimentos culturais, como o movimento Pró-Cultura. Poeta e ficcionista, tem colaborado na imprensa em folhas de arte e letras, como Sopinha de Alfabeto, Voz di Letra e no jornal A Nação. Atualmente, é assessor cultural do primeiro-ministro de Cabo Verde. Dentre os livros publicados, destacam-se os mais recentes: Li Cores & Ad Vinhos, Outros sais na beira-mar, Me_xendo no baú. Vasculhando o U.

Serviço

A poesia de Cabo Verde para o mundo:

Encontro com Corsino Fortes e Filinto Elísio
Terça-feira, 20 de setembro, às 20h

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74.
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas-sp.org.br 
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Da Secretaria da Cultura