Casa das Rosas promove diálogo sobre quadrinhos estrangeiros

Com essa programação, a Casa das Rosas encerra a programação de maio que foi totalmente dedicada às HQs

sex, 28/05/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura dedicará este final de semana às histórias em quadrinhos estrangeiras. No sábado, 29, a cultura do mangás será mostrada com na palestra “Mangá é a nossa língua” e também na Oficina de Go, ministrada pela Escola Insei Brasil, especializada no jogo. No domingo, 30, Paulo Ramos ministra “Bienvenido aos quadrinhos argentinos”, onde aborda as HQs argentinas.

“Mangá é a nossa língua” começa às 15 horas e trata das formas de criação dos quadrinhos japoneses. Marcelo Del Grecco (editor-chefe) e Arnaldo Oka (tradutor-chefe), ambos da JBC, comentam o processo criativo dos mangás. Eles vão detalhar suas experiências profissionais e os títulos que serão lançados pela Editora JBC esse ano, como Miyuki-chan no País das Maravilhas (novo mangá do grupo CLAMP inspirado em “Alice no País das Maravilhas”) e D•N•Angel, publicação que mistura romance e fantasia. A dupla ainda fala sobre o Campeonato Mundial de Cosplay e o título inédito de bicampeão conquistado pelo Brasil em 2008 nesta modalidade.

Durante a Oficina de Go, que acontece das 14 às 18 horas, os participantes conhecerão o milenar jogo de tabuleiro Go. Também aprenderão sobre suas regras: captura, conexão de pedras e os locais onde pode e não se pode jogar. A Oficina contará com exercícios de fixação, quando os alunos jogarão entre si sob a orientação de um professor. A Editora JBC, que lançou em janeiro um mangá cujo tema é o universo do jogo, “Hikaru no Go”, vai sortear dois kits de Go entre os alunos, contendo um tabuleiro, duas caixas com peças e uma bolsa para guardar o kit.

No domingo, a palestra “Bienvenido aos quadrinhos argentinos” feita por Paulo Ramos começa às 14 horas. Ele falará sobre o pequeno número de autores que tiveram trabalhos em quadrinhos traduzidos e publicados no Brasil, como Quino, Maitena e Liniers, e também a respeito da histórica falta de publicações argentinas no país. Na palestra, Ramos lançará seu livro Bienvenido – um passeio pelos quadrinhos argentinos, que vai finalizar o mês dos quadrinhos na Casa das Rosas.

Serviço
Oficina “O milenar jogo de Go”
Com Insei Brasil – A escola brasileira de Go
Data: sábado, 29
Horário: 14 às 18 horas
Entrada franca

Mangá é a nossa língua: o fenômeno cultural dos quadrinhos japoneses no Brasil
Com Marcelo del Greco e Arnaldo Oka
Data: sábado, 29
Horário: 15 horas
Entrada franca

Palestra “Bienvenido aos quadrinhos argentinos”
Com Paulo Ramos
Data: domingo, 30
Horário: 14 horas
Entrada franca

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74
Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-4477
Site: www.casadasrosas-sp.org.br
witter: www.twitter.com/casadasrosas

Da Casa das Rosas