Casa das Rosas promove atividades para estimular a leitura

Leve seu filho para descobrir o mundo maravilhoso dos livros

qua, 01/07/2009 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas, instituição ligada à Secretaria da Cultura, criou o Projeto PraLer, um conjunto de atividades lúdicas desenvolvidas para estimular nas crianças o gosto pela literatura. 

Este mês, a programação inclui contação de histórias, oficinas de brinquedos, teatro, brinquedoteca pedagógica, conversas com autores infantis e atividades de familiarização com as bibliotecas.

Leve seu filho para que ele descubra o mundo maravilhoso dos livros e o prazer da leitura.

Veja a programação:

Dia 5 de julho

12h – Orquestra Natural do Ciclo das Águas 
André Pereira e Oficina do Dedeco apresentam a “Orquestra Natural do Ciclo das Águas”. O espetáculo é uma exposição itinerante onde o público será o músico e também o maestro, formando uma grande Orquestra Natural. As crianças vão executar instrumentos inusitados e vão reproduzir numa regência performática, a evaporação, a condensação, as gotas caindo, e a chuva em seu potencial. E é assim que a água pode proporcionar o lúdico e o sonoro.

13h30 – O Mundo Encantado de Jade no mínimo
Apresentação: Renato Matsukura com o Coral Oswald & Cantares, sob a regência do Maestro Gualtieri Beloni. Num mundo colorido, repleto de aventura e magia em que vive Jade, as casas não têm teto ou parede e os brinquedos, objetos, animais, e até o ar, ganham vida, brincam e conversam com ela. 

14h30 – Brinquedobrando
A contadora de histórias Marília Tresca utiliza a arte do origami (técnica japonesa de dobraduras de papel), cantigas e brincadeiras para criar um mundo mágico de divertimento e criatividade. A narração acompanha o passo-a-passo das dobraduras feitas pelos participantes. 

Dia 19 de julho 

13h30 – Couro de Piolho – Cia. Arte & Palco
Um rei manda matar um grande piolho encontrado no quarto de sua filha, sem saber que era um bicho de estimação que ela esperava que se transformasse em um príncipe. Preocupado, ele faz uma almofada com o couro do piolho, oferecendo a mão da princesa em casamento a quem descobrir do que é feita a almofada. 

13h30 – Contando e Cantando Histórias – Grupo Pererê
O grupo, formado por Maira Simões, Luciana Catarina e Renato Murakami, apresenta o disco que dá nome ao show. As divertidas canções, na forma de causos, passeiam pelo universo das lendas e mitos do imaginário popular brasileiro, como sacis, curupiras, lobisomens e lendas indígenas. 

14h30 – Grupo Parampará 
As contadoras de história se inspiram em poemas, canções e contos para executar movimentos de corpo e animação de objetos que conversam com as crianças, privilegiando o cenário encantado da natureza e dos bichos.

Dia 26 de julho  

12h – Curumim
Teatro de Bonecos com a Cia. Salada Vinte. Um velho jabuti passeava pela floresta, quando ouviu o lamento de um pequeno Curumim, que sonhava em ser como o homem branco. Então o jabuti, com sua sabedoria, conta ao indiozinho três belas lendas indígenas.

13h30 – Histórias de todo mundo
A contadora de histórias Sylvia Lohn apresentará narração de histórias da tradição oral de diversos países do mundo, juntamente com canções, adivinhas e brincadeiras.

14h30 – Banda de Lata
A banda, criada no “Programa Educacional à Criança e ao Adolescente” do município de Santa Branca, mescla ritmos como o afro, funk, samba, baião e reggae, usando de instrumento materiais recicláveis como latas e tambores.

Serviço
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37
Telefone: 3331-5549
e-mail: contato.spel@poiesis.org.br