Casa das Rosas possibilita que alunos interajam e criem personagens fictícios

Oficina utiliza técnica dos “robôs de conversação”, programa que simula conversa, como as estabelecidas pela Internet

qui, 17/03/2016 - 9h57 | Do Portal do Governo

Você já imaginou poder conversar com seu autor preferido sobre seus personagens ou bater um papo sobre suas próprias criações? Pensando nisso, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, oferece um curso com os ‘Autômatos Poéticos’, utilizando a técnica dos “robôs de conversação”.

As aulas acontecerão nos meses de abril, maio e junho e as inscrições podem ser feitas na própria instituição.

Entenda a técnica utilizada
Os robôs de conversação, conhecidos como chatbot ou chatterbot, são um sistema automatizado, ou seja, um programa que simula uma conversa, como as estabelecidas entre seres humanos via Internet. Este tipo de robô funciona assim: o usuário escreve alguma sentença, rapidamente o robô consulta sua base de conhecimento, como se fosse o seu “cérebro”, e envia uma resposta.

Cada robô possui uma base de conhecimento (ou base de regras) que é o seu “cérebro”, e neste local ele carrega o seu repertório de associações. Os robôs dependem também de uma interface, ou seja, de um meio que permita a interação entre pessoas e sistema automatizado.

Estes autômatos são ótimos para trabalhar a imaginação, criar um novo domínio ou personagens, já que os robôs realizam associações a partir da sua base de dados, assim quanto mais dados forem inseridos, mais conteúdo para diálogos existirão. Durante o curso, os alunos além de conhecerem o projeto, poderão criar, individualmente ou em grupo, seus próprios robôs de conversação.

Além de construir um personagem para que ele interaja com as ideias de seu leitor e criador, o robô é um experimento que pode criar uma série de possibilidades, como poemas e textos que surjam a partir das conversas e até modos de escritas multilineares.

Para mais informações, acesse o site da Casa das Rosas.

Do Portal do Governo do Estado