Casa das Rosas, na Capital, reabre suas portas

O centro cultural reinicia atividades com a exposição CAD Brasil Arte & Design que, a partir do dia 4 de setembro

seg, 03/09/2007 - 11h15 | Do Portal do Governo

Depois de dois meses fechada ao público, a Casa das Rosas volta à suas atividades com  exposição inédita no país: a CAD Brasil Arte & Design que, a partir do dia 4 de setembro, irá apresentar trabalhos de 54 arquitetos e decoradores paulistanos. Estes profissionais da arte irão decorar e reorganizar os 39 ambientes da Casa, distribuídos em 1.800 metros quadrados de área, cada um deles dedicado a um poeta ou estilo poético. A exposição termina no dia 7 de outubro.

A CAD Brasil Arte & Design não fugiu da tradição literária da Casa das Rosas, sempre acostumada a receber um público interessado em literatura. A mostra, cujo tema é a poesia, homenageia grandes escritores nacionais e internacionais em cada espaços da casa. O visitante, por exemplo, irá encontrar um quarto totalmente inspirado nas  poesias de Camões; na área de convivência, podemos encontrar versos de Carlos Drummond de Andrade estampados nos detalhes da cortina; o terraço lateral apresenta uma decoração baseada nos textos de João Cabral de Melo Neto; além de outros cômodos que foram caracterizados de acordo com cada estilo literário, como o “beat” americano e o renascentismo italiano. Outros escritores famosos também serão homenageados na Mostra, como Pablo Neruda, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Garcia Lorca, Homero, entre outros.

A CAD Brasil, além de organizar esta mostra, ofereceu algumas contribuições à Casa das Rosas sem, entretanto, modificar a sua estrutura, uma vez que ela é patrimônio histórico tombado. O espaço teve os circuitos elétrico e hidráulico reestruturados, ganhou um espaço para um café e recebeu um elevador para cadeirantes. Todas essas alterações serão incorporadas à Casa das Rosas após a exposição.

A organização do evento já produziu outras exposições semelhantes a essa em patrimônios históricos de países como Inglaterra, Portugal e Espanha. A CAD Brasil Arte & Design, que leva o nome de Casa Decor nestes lugares, tem como principal objetivo unir arquitetura, design, paisagismo aos segmentos da arte, como música, teatro e, com certeza, literatura.

Logo após o encerramento da mostra, o casarão da Avenida Paulista volta a ficar fechado ao público para que a organização do CAD possa desmontar os trabalhos expostos. A partir da segunda quinzena de novembro, o espaço será reaberto já com as suas novas instalações.

SERVIÇO

CAD Brasil Casa Arte & Design

De 4 de setembro a 7 de outubro, das 11h às 21h

Galeria Casa das Rosas

Av. Paulista, 37 – Bela Vista São Paulo – SP

Preço: de terça a sexta, R$ 25; aos sábados, domingos e feriado: R$ 30. Crianças até 10 anos não pagam; estudantes e acima de 60 anos pagam meia- entrada

A mostra possui acesso a portadores de deficiência

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)