Casa das Rosas inicia ciclo de palestras nesta quarta-feira

Erotismo em Bataille e Sade é tema da palestra ministrada pelo poeta Contador Borges, em Café Filosófico

seg, 25/08/2008 - 18h27 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – iniciou um ciclo de palestras mensais gratuitas sobre temas relacionados à filosofia, psicanálise, arte e cultura, chamado Café Filosófico. O primeiro evento do ciclo é uma palestra do poeta e professor de filosofia Contador Borges sobre o tema “Erotismo em Bataille e Sade”, que acontecerá nesta quarta-feira, 27, às 19h, no Café Panaroma, que funciona na área externa da Casa das Rosas. A palestra discutirá os aspectos sagrado e profano do erotismo e sua ligação com a morte, entre outras questões.

Georges Bataille (1897/1962), escritor francês, abordou em seus escritos o erotismo, a transgressão e o sagrado. 

Donatien Alphonse François (1740/1814), mais conhecido como  marquês de Sade,  também francês, teve sua obra marcada pela pornografia e pelo desprezo dos valores religiosos e morais.  De seu nome surge o termo médico sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros.

Sobre  Contador Borges

Contador Borges é autor dos livros de poesia  Angelolatria, O reino da pele e A morte dos olhos e da peça teatralWittgenstein. Como tradutor, publicou Aurélia, de Gérard de Nerval;  O Nu Perdido e outros poemas, de René Char, e  A filosofia na Alcova e Diálogos entre um Padre e um Moribundo, do Marquês de Sade.

Serviço: Café Filosófico

Data: 27/08/2008 , quarta-feira

Horário: 19h

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Evento Gratuito

Serviço Casa das Rosas

Endereço: Av. Paulista, 37,  Bela Vista – próxima à Estação Brigadeiro do Metrô

São Paulo – SP

Tels.: (11)3285-6986 ou (11) 3288-9447

www.poiesis.org.br/casadasrosas

Casa das Rosas

(C.C.)