Casa das Rosas faz releitura de palestra de Guilherme de Almeida

Público assistirá a apresentação comentada da importante e desconhecida conferência do poeta sobre a poesia modernista brasileira

sex, 28/05/2010 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura promoverá neste sábado, 29, mais uma atividade da Casa Guilherme de Almeida: a palestra “Revelação do Brasil pela poesia moderna”.

Em 1925, o poeta Guilherme de Almeida proferiu esta palestra em Porto Alegre, Recife e Fortaleza, na qual discorreu sobre o movimento modernista de São Paulo. Em sua palestra, o diretor do museu Casa Guilherme de Almeida, Marcelo Tápia, tratará do conteúdo da conferência do poeta, observada e comentada a partir de sua leitura no momento presente, considerando-se a frase de Guilherme “o presente move-se do eterno para o eterno, do passado para o futuro”.

“A célebre “palhaçada” – pobres de nós! – do Teatro Municipal foi apenas uma válvula útil que deixou escapar todo o vapor acumulado. E o apito foi tão estridente e tão eficaz que ainda reboa no bojo de muita cabeça oca, teimosa e aturdida; e serviu de aviso: abriram-se as chaves e as porteiras: – ficaram-nos os trilhos livres. Luz verde. E prosseguimos, apitando, para a frente.” Guilherme de Almeida, 1925.

Serviço
Palestra: “Revelação do Brasil pela poesia moderna”
Com Marcelo Tápia
Sábado, 29, das 17h30 às 19 horas
Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Telefone: (11) 3285-6986
Entrada franca
www.casadasrosas-sp.org.brwww.poiesis.org.br

Da Casa das Rosas