Casa das Rosas completa quatro anos de poesia e literatura

Para comemorar: 12 horas de programação gratuita, que começa no dia 6 de dezembro, às 17 horas

seg, 01/12/2008 - 18h06 | Do Portal do Governo

A Rave Cultural foi criada pela Casa das Rosas para comemorar, todos os anos, o aniversário de sua transformação em Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Em sua quarta edição, o evento traz uma programação voltada inteiramente à poesia, com shows, recitais e projeções.

Lanny Gordin, Neuza Pinheiro, Madan e Quarteto Kroma se apresentam durante a noitada. Serão nada menos do que 12 horas de programação gratuita, que começa no dia 6 de dezembro, às 17 horas, e segue pela madrugada do dia 7 até as cinco horas da manhã.

“Seguindo a linha de atuação pluralista do espaço, foram convidados para esta edição artistas muito respeitados que se mantêm um tanto distantes dos holofotes da mídia. Esta é a nossa missão: abrigar todas as tendências poéticas e artísticas e iluminar o que há de bom se escondendo por aí”, diz Frederico Barbosa, diretor executivo da Poiesis, Organização Social que administra a Casa das Rosas, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura.

O lendário guitarrista Lanny Gordin, que se apresentará com sua banda às duas e meia da manhã, é a principal atração da noite. No início dos anos 70, Lanny era a grande sensação da guitarra no país. Escolhido pelo maestro tropicalista Rogério Duprat para gravar a maioria de seus arranjos e experimentações de estúdio, Lanny também era disputado por astros da MPB e do pop nacional – de Elis Regina a Erasmo Carlos, numa lista que ainda passa por Tim Maia, Gal Costa e Jards Macalé.

Quem gosta de ler poemas poderá subir no palco para ler textos próprios ou de outros autores no Saraokê, e ainda acompanhado por um time de músicos que farão um fundo musical para as leituras. O músico Madan, que transforma poemas em belas canções, fecha a noite com um show às 4 da manhã. José Paulo Paes, Haroldo de Campos, Ademir Assunção e Arnaldo Antunes são alguns dos poetas que já tiveram seus versos cantados por Madan. Uma mostra com filmes baseados nas obras de William Burroughs, Andy Warhol e Derek Jarman e um recital de poesia erótica também fazem parte da programação.

A festa atravessará a madrugada, celebrando a poesia e a vitória de quatro anos dedicados à difusão da literatura no Brasil. “Com o trabalho desenvolvido nesses quatro anos, a Casa das Rosas tornou-se um dos principais espaços culturais de São Paulo e um pólo de difusão da poesia e literatura brasileira e internacional”, celebra Claudio Daniel, diretor adjunto da Casa das Rosas.

Confira a programação:

17h – Desconcertos na Paulista
Coordenação: Claudinei Vieira
Convidados: Giovanna Batini, escritora acompanhada dos músicos Wilson Neves (clarineta e flauta) e Edson Tobinaga (violão e teclado)
Entrevista pública com prosadores contemporâneos em que cada convidado lê um texto de algum autor que o tenha influenciado, além de um texto próprio e de um autor novíssimo.

18h – Show com o quarteto Kroma
Com Heraldo Paarmann, Alexandre Spiga, Alexandre de Orio, Igor de Bruyn
O quarteto Kroma tem como proposta desenvolver a música de câmara com quatro guitarras, executando obras eruditas e populares.

20h – Recital de poesia erótica
Com Glauco Mattoso, Luiz Roberto Guedes, Antonio Vicente Pietroforte e outros

21h30
Show com Neuza Pinheiro
Neuza Pinheiro – violão, viola e voz; Tonho Penhasco – violão e guitarra; Ronaldo Gama – baixo; Mauro Sanches – percussão
Neuza Pinheiro é cantora, compositora e poeta, interpretou músicas de Arrigo Barnabé e integrou a banda Isca de Polícia, de Itamar Assunção. Em 2007, lançou seu primeiro CD, Olodango.

23h – Saraokê
Com Frederico Barbosa, André Parisi, Calê Narman e André Kurchal
Recital aberto ao público, em que os participantes lêem poemas de outros autores ou textos próprios, com fundo musical ao vivo, escolhido pelo leitor.

0h30 – Live performance e música lounge
Live performance com o VJ Fábio Vietnica e música lounge para dançar no hall da Casa das Rosas.

2h30 – Show com Lanny Gordin TrioLanny Gordin, guitarra; Guilherme Held, guitarra; Fábio Sá, baixo; Zé Aurélio, percussão
Nascido em Xangai, na China, em 1951, Lanny foi considerado o “Jimi Hendrix brasileiro” nas décadas de 1960 e 1970, devido ao seu estilo ousado e agressivo. Na década de 1990, Lanny foi redescoberto e transformado em ídolo cult, realçando ainda mais o fato de que a boa música brasileira precisa ser resgatada.

4h – Madan, no show ‘A ópera do rinoceronte’
Neste show, o compositor, cantor e violonista paulistano Madan (violão e voz) mostra composições de seus quatro CDs lançados. No repertório, parcerias com Arnaldo Antunes, José Paulo Paes, Adélia Prado, Ademir Assunção, Frei Betto e Haroldo de Campos.

Serviço

Rave Cultural 2008
Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
São Paulo – SP
Tels: (11)3285-6986 ou (11) 3288-9447
Evento Gratuito
www.poiesis.org.br
Estacionamento conveniado PATROPI: Al.Santos, 74