Casa das Rosas comemora centenário de nascimento de Pagu

Programação inclui apresentações, oficinas, reflexões e releituras das múltiplas facetas dessa poeta, intelectual, militante política e jornalista

qui, 01/07/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas prossegue este mês com uma série de eventos em comemoração ao centenário de nascimento de Patrícia Galvão (1910-1962), Pagu. Foram programadas diversas atividades, com apresentações, oficinas, reflexões e releituras das múltiplas facetas dessa poeta, intelectual, militante política e jornalista. Acompanhe a programação e conheça um pouco mais da historia, obras e pensamento de Pagu.

Confira a programação completa deste mês:

Viva Pagu
Curadoria: Lúcia Maria Teixeira Furlani
Colaboração: Geraldo G. Ferraz e Rudá K. de Andrade
De terça-feira, 1º de julho a 8 de agosto
Abertura: 1º de julho, 20 horas

Em 2010, Pagu completaria 100 anos. Em sua homenagem, a Casa das Rosas, em parceria com a Universidade Santa Cecília, de Santos, recebe a exposição “Viva Pagu”. Na abertura, será lançado o livro Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão, de Lúcia Maria Teixeira Furlani e Geraldo Galvão Ferraz (Unisanta e Imprensa Oficial)

Admirável Parque Industrial
Com Lívio Tragtenberg
Sextas-feiras, 16 e 23 de julho, da 20 às 21 horas

Uma rapsódia de transfiguração sonora e visual a partir do romance Parque industrial (1933), de Patrícia Galvão, criada pelo compositor Lívio Tragtenberg, com vídeos, música e voz ao vivo. O romance proletário dialoga com a atualidade de uma metrópole que se revela por meio de vertigens sonoras e visuais. Os vídeos são de Roberto Moreira e Georgia Costa.

Pérsia-Irã: Poética do olhar
Curadoria e coordenação: Lelia Maria Romero
Sexta-feira, 2 de julho, às 19 horas

O projeto Viajarte apresenta culturas pouco ou mal conhecidas ao tentar resgatar a poética do olhar nas viagens: o Irã contemporâneo como herdeiro da grande Pérsia, contradições e desafios de uma cultura cheia de delicadeza e poesia, através do depoimento de viajantes. Palestra, poemas, música e imagens.

Angu de Pagu
Sábados, 24 e 31 de julho, às 20 horas

O espetáculo conta a história de diversas “Pagus” por meio de informações que não seguem uma linha cronológica, formando um esqueleto que traça sua trajetória em seis momentos marcantes por sua intensidade. Mulher de inúmeros matizes, libertária por excelência, de Joana d’Arc a Rosa de Luxemburgo, uma combinação dos mais puros e profundos sentimentos de liberdade.
Direção e concepção: Gal Martins
Intérpretes-criadores: Cléia Varges, Felipe Santana, Jean Valber, Barbara Santos, Lenny de Sousa, Marcela Teixeira, Mazé Soares, Rodrigo Cândido e Welton Silva
Coreografia: Gal Martins e intérpretes-criadores
Coreógrafo convidado: Antonio Marques
Assistência de coreodramaturgia: Adriana Coldebella e Siva Nunes
Preparação corporal: Érika Moura
Orientação de pesquisa biográfica: Gisleide dos Santos
Trilha sonora: Gunnar Vargas
Figurino: Gisleide dos Santos
Produção: Marina Hohne
Adaptação de textos: Siva Nunes e Welton Silva
Fotos: Érick Diniz

Projeto Revista Cultural
Com Os Babilaques
Sexta-feira, 30 de julho, às 20 horas

Em julho, a banda Os Babilaques fará um show especial dedicado inteiramente aos poetas marginais contemporâneos. Quem são, o que dizem e como atuam estes revolucionários das palavras. A apresentação terá muita poesia, música, dança e arte visual. O público pode e deve participar. Basta trazer um poema e deixar sua homenagem a todos aqueles que fazem da palavra uma maneira de ser e de estar.

Palestras

Revelações de Pagu: em torno de escritos autobiográficos
Com Gênese Andrade
Terça-feira, 6 de julho, às 20 horas

Pagu fez da vida ficção no primeiro texto de sua autoria de que se tem notícia, escrito no fim dos anos 1920. Em 1929, iniciou um diário a quatro mãos, com Oswald de Andrade. Já nos anos 1940, escreveu suas memórias em uma carta dirigida a Geraldo Ferraz, em forma de diário. Publicados apenas postumamente, esses textos expõem revelações e contradições, e instigam reflexões sobre a autobiografia, sobre as fronteiras entre a ficção e a confissão, entre o público e o privado, que serão apresentadas nesta palestra.

Pagu
Com Maria de Lourdes Eleuterio
Terça-feira, 13 de julho, às 20 horas

Atuação da jornalista e desenhista Pagu Galvão em O Homem do Povo (março/abril de 1931). Em várias seções do jornal, sob diversos pseudônimos, ela denuncia a moral vigente, a educação, os projetos destinados às mulheres, confirmando a linha editorial do panfletário impresso.

O Jornalismo de Pagu
Com K. David Jackson
Domingo, 1º de agosto, às 20 horas

Durante 30 anos, Patrícia Galvão (Pagu) publicou suas colunas em São Paulo e Santos, começando, em 1931, com “A Mulher do Povo”, até as últimas colunas n’A Tribuna, ainda assinadas como Mara Lobo. Na última, “Apertar o cinto” (26/3/61), afirma: “Nós ficamos. E lutaremos. Este o nosso até logo, embora sem saber para quando”. Será para agora, com a coleção do jornalismo em livro?

Cursos bimestrais 
30 vagas

As inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas, de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. Documentação necessária: uma foto 3×4; xerox do RG; xerox do comprovante de residência. Com entrega de certificado (mínimo de 70% de frequência). Taxa: R$ 10,00

Face a face com Pagu
Com Susanna Busato
Sábados 3, 10 e 17 de julho, das 15 às 17 horas

Há cem anos nascia Patrícia Rehder Galvão, ou simplesmente Pagu. Musa do Modernismo brasileiro, ativista política, jornalista, escritora e produtora cultural, Patrícia Galvão foi uma mulher intensa e sensível à vida e ao poder da palavra. Estes encontros com Pagu são para aqueles que ainda não a conhecem e desejam descobrir as faces dessa mulher. No dia 3 de julho, haverá a exibição do filme Eternamente Pagu.

Oficinas

Oficina de Música ao vivo com cinema mudo, para crianças
Com Livio Tragtenberg
Sextas-feiras, 2 e 16 de julho, das 15 horas às 16h30
Faixa etária: 7 a 12 anos

O compositor e criador de trilhas de cinema, Livio Tragtenberg, cria, com as crianças, trilhas sonoras para curtos filmes mudos. As crianças participam ativamente dessas criações, trazendo objetos que possam produzir sons interessantes.

Meio-dia Moviola

Cine Pagu 
Quintas-feiras, 8, 15, 22 e 29 de julho, às 12h30
Filmes indicados para maiores de 18 anos
8 – Eh, Pagu, eh
15 – Pagu – livre na imaginação, no espaço e no tempo
22 e 29 – O homem do pau-brasil

Show

Crianças Crionças
Com Cid Campos
Sexta-feira, 30 de julho, às 15 horas

O show Crianças Crionças, nesta versão pocket, traz, para o convívio das crianças, poemas infantis musicados e interpretados por Cid Campos que navegam pelo universo dos animais, vegetais e objetos, conferindo a estes características humanas, tecendo uma trama de relações curiosas em que predominam o humor, o lirismo e as paixões. O CD Crianças crionças (selo Sesc) estará disponível para venda.

Espetáculo

Orfandade
Com Cia. Polivox
Sábado e domingo, 3 e 4 de julho, 17 horas
Ingresso: R$ 30,00

Com textos da poeta mineira Adélia Prado, Orfandade é um solo da Cia. Polivox que retrata a história de uma mulher. Ela nos convida a participar de suas lembranças e a enxergar seu mundo através da poesia, da descoberta do amor e de detalhes de uma vida simples e corriqueira, que tem o cheiro e o sabor de memória.

Saraus

Sarau da Casa
Sábados, 17 de julho, 20 horas

Sarau aberto à participação do público, que terá a oportunidade de apresentar seus poemas. A cada encontro, o Sarau da Casa recebe dois poetas contemporâneos que são entrevistados pelos apresentadores do evento e fazem leituras de seus poemas. O objetivo é valorizar a multiplicidade e a pluralidade da poesia que está sendo produzida hoje. As inscrições para leitura de poemas são feitas na recepção da Casa das Rosas, durante o próprio sarau.
Convidados: Deborah Goldemberg e Michel Sleiman
Música: Soledad Yaya
Deborah Goldemberg é antropóloga e escritora. Trabalhar com desenvolvimento sustentável no Norte e Nordeste do Brasil. Publicou Ressurgência Icamiaba e O Fervo da Terra. É curadora do Sarau das Poéticas Indígenas e agitadora da literatura trans-brasileira.
Michel Sleiman é diretor da revista Tiraz, de estudos árabes e das culturas do Oriente Médio. Publicou os livros A poesia árabe-andaluza e A arte do Zajal, entre outros. Atualmente leciona e orienta na pós-graduação na Universidade de São Paulo, na área de Língua e Literatura Árabe.

Poetas da Casa
Curadoria: Maria Alice Vasconcelos
Domingos, 25 de julho, das 17 às 19 horas
Organizado pela poeta Maria Alice Vasconcelos, o sarau acontece mensalmente e conta com a participação de alunos e ex-alunos da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, que leem textos próprios e de outros autores.

Sarau Chama Poética
Vozes do Sul
Leituras e declamações: Fernanda de Almeida Prado e Alex Dias
Direção: Fernanda de Almeida Prado
Domingo, 18 de julho, às 17 horas

O Chama Poética convidou o Grupo Voz, formado por músicos gaúchos, com um belo repertório atrelado à poesia, para fazer este sarau e mostrar a produção do Sul de nosso país, em especial, a poesia de Mário Quintana.

Biblioteca circulante

A Biblioteca Circulante, especializada em literatura e poesia, é um local de livre acesso em que os leitores inscritos podem retirar até dois livros por vez, com direito à renovação, desde que não haja reserva nem dano ao material emprestado.

Cadastro de usuários
Documentos necessários: documento de identidade + cópia; comprovante de residência + cópia; 1 foto 3×4. Matriculados nos cursos oferecidos pela Casa das Rosas estão automaticamente cadastrados na Biblioteca Circulante.

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, 10h às 21h; sábados e domingos, 10 às 18 horas

Exposição permanente

Visite a exposição dos móveis e objetos que compunham o escritório do poeta Haroldo de Campos e assista à exibição do documentário Galáxia Haroldo, gravado no Tuca, em 2003, em homenagem ao poeta, falecido em agosto daquele ano.

Visitas mediadas 

Agendadas
Terça a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas
Mínimo de 10 pessoas
Mais informações na recepção da Casa das Rosas, pelo telefone: (11) 3285-6986 ou pelo e-mail: agendamento.cr@poiesis.org.br

Espontâneas
De terça a sexta-feira, das 12 e 17 horas
Mais informações na recepção da Casa das Rosas ou pelo telefone: (11) 3285-6986

Infantil

Contação de histórias
Domingos, 4, 11, 18 e 25 de julho, das 10h30 às 11h30
Programação infantil destinada a crianças de todas as idades. Os narradores contam histórias usando recursos como canções, trava-línguas, teatro de sombras e muito mais.

Caça ao tesouro
Quintas-feiras, 8, 15, 22 e 29 de julho, das 10h30 às 12horas
Idade: 7 a 12 anos
15 vagas. Inscrições na recepção ou pelo e-mail: camilafeltre.cr@poiesis.org.br

Nas férias de julho, a programação infantil será muito divertida! Numa espécie de passeio pela Casa, os “caçadores” farão uma busca ao tesouro, percorrendo salas, quartos, banheiros e porão, entre outros cômodos do último casarão aberto à visitação na Avenida Paulista. Por meio de brincadeiras e charadas, os participantes tomarão contato com a poesia e a história da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Juvenil

Oficina de Filosofia
Com Fabiana Turci
Sábados, 10, 17, 24 e 31 de julho, das 10 às 13 horas
Idade mínima: 15 anos
20 vagas. Inscrições na recepção ou pelo e-mail: marianamanfredini.cr@poiesis.org.br.

Voltado ao público jovem e pré-vestibulando, a oficina propiciará uma incursão ao pensamento filosófico, o que permitirá aos participantes não apenas reconhecerem as características de diferentes sistemas de pensamento, como adentrarem na tradição da Filosofia, em sua construção e ressignificação. O objetivo da oficina é promover a reflexão acerca de nossas escolhas, nosso lugar e responsabilidade no mundo.

Programação Casa Guilherme de Almeida na Casa das Rosas

Cursos
30 vagas. Inscrições na recepção da Casa das Rosas

Épica Grega: Homero
Com Breno Sebastiani
Quintas-feiras, 1º de julho, das 9h30 às 21h30

A partir de uma aula introdutória dedicada à contextualização histórica e literária da Ilíada e da Odisseia, o curso discutirá como cada poema é unificado tematicamente por um mito, concentrando-se na relação deuses-heróis. Para isso, se valerá de diversas traduções da épica para o português, comentando algumas de suas particularidades.

Serviço
Programação de julho
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10 às 22 horas
Domingos e feriados: das 10 às 18 horas
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74
Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-4477
Site: www.casadasrosas-sp.org.br

Da Casa das Rosas