Casa das Rosas comemora 60 anos de Sérgio Ricardo com exposição, biografia e show

Conhecido como um dos precursores da Bossa Nova, artista terá biografia publicada pela Imprensa Oficial e se apresentará na Virada Cultural

qua, 28/04/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Uma série de eventos estão programados na Casa das Rosas para marcar os 60 anos de carreira de Sérgio Ricardo, cantor, compositor, cineasta, escritor, artista plástico e um dos precursores da Bossa Nova.

A maratona terá início no próximo sábado, 1, com a abertura da exposição de arte plástica digital Artistas de Rua, com cerca de vinte telas assinadas por Sérgio Ricardo. No dia 10, será lançada a biografia do artista pela coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado, assinada pela jornalista Eliana Pace, e, no dia 15, Sérgio Ricardo participa da Virada Cultural, dividindo o palco com o instrumentista Filó.

A biografia que será lançada pela Coleção Aplauso se intitula Canto Vadio. Nela Sérgio Ricardo conta para a jornalista Eliana Pace sua infância e os estudos de piano em Marília, as brincadeiras e os estudos no Liceu Pasteur, em São Paulo, o início de sua carreira artística em São Vicente e a trajetória muito bem sucedida de pianista, cantor e compositor no Rio de Janeiro.

O artista multimídia

Quem guardou na lembrança apenas a imagem de Sérgio Ricardo quebrando seu violão no Festival de Música Popular da TV Record, em 1967, talvez ignore a biografia de um dos nomes mais marcantes da MPB, um artista multimídia bem sucedido em suas vocações e precursor da música de resistência nos anos de chumbo do País.

É sua a trilha sonora dos filmes Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe, de Glauber Rocha; A Guerra dos Pelados, de Silvio Back; e Vozes do Medo, de Roberto Santos. Fez também trilhas de peças teatrais e novelas, entre elas Mandacaru, da Rede Manchete. Entre curtas e longa metragens com sua assinatura, destacam-se A Noite do Espantalho, premiado no Brasil e no Exterior, O Menino da Calça Branca e Juliana do Amor Perdido.

No final de 2008, Sérgio Ricardo voltou às gravações com o CD Ponto de Partida, pelo selo Biscoito Fino, em que e que traz releituras de suas músicas mais representativas. Uma das particularidades dessa obra, muito elogiada pela critica está no fato de reunir, pela primeira vez, seus filhos, Adriana e Marina Lutfi nas vozes e o caçula João ao violão.

Serviço
Sérgio Ricardo: exposição, biografia e show
Data: 1º a 15 de maio
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Convênio com o estacionamento Patropi: Alameda Santos, 74
Telefone: (11) 3285-6986 / (11) 3288-4477
Site: www.casadasrosas-sp.org.br

Da Secretaria da Cultura