Casa das Rosas abre período de inscrições para curso Poesia Expandida

Formação gratuita, voltada aos interessados em criação poética, é oferecida pelo Centro de Referência Haroldo de Campos

sáb, 18/01/2020 - 10h56 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerenciada pela Poiesis, tem no trabalho curatorial, tanto nas exposições quanto na programação educativa, os eixos que dialogam com a difusão literária de qualidade, visando aos elementos artísticos do patrono: Haroldo de Campos.

Além de disponibilizar um acervo ímpar que pertencia ao poeta vanguardista, a Casa das Rosas oferece, por meio do Centro de Referência Haroldo de Campos, diversas atividades ao longo do ano para formação de público entusiasta da poesia e da prosa.

É com esse objetivo que a Casa das Rosas abre as inscrições para a segunda edição do Poesia Expandida, curso formativo que acontece de março a junho de 2020, com dois encontros semanais: às quintas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 10h30 às 13h30.

São 25 vagas, com inscrições gratuitas que podem ser feitas de 21 de janeiro a 23 de fevereiro de 2020 pela internet, com divulgação do resultado do processo seletivo no dia12 de março.

Criação poética

Com início previsto para 19 de março, o curso é destinado aos interessados em criação poética, a partir de 18 anos de idade, que, por meio de aulas teóricas e práticas, explorarão as diversas possibilidades expressivas da palavra, do som e da imagem, bem como a criação poética em diversos suportes.

Os encontros oferecem dois módulos: teórico, às quintas, no qual os participantes trabalharão temas ligados à comunicação poética; e de laboratório, aos sábados, para elaborar temáticas como a performance vocal aplicada à poesia, poesia visual, poema-objeto e poema-livro.

Para se inscrever, os interessados devem apresentar três trabalhos poéticos – em verso ou prosa – de autoria própria, além de um texto de demonstração de interesse e também um breve currículo de dez linhas.

Os formatos para apresentação da produção poética são variados: podem ser em PDF (cuja soma dos três trabalhos não deve ultrapassar 10 páginas), poemas visuais em jpeg (mínimo de 1.200 pixels de lado), poemas e/ou performances poéticas vocais e corporais em vídeo, seja nos formatos avi ou mp4 – se preferir enviar por YouTube ou Vimeo (com duração máxima de 3 minutos para cada trabalho) ou, ainda, poemas sonoros em formato mp3 ou postados na plataforma Soundcloud (também com duração máxima de três minutos para cada trabalho).

Processo seletivo

A seleção é realizada por uma comissão de profissionais de literatura sob a coordenação do Centro de Referência Haroldo de Campos, cuja ordem de relevância para análise das candidaturas é: 1) Trabalhos poéticos de autoria do candidato (item com maior peso na avaliação); 2) Breve currículo do candidato. 3) Declaração de interesse. A partir destes elementos, a comissão de seleção levará em consideração, em primeiro lugar, a compatibilidade do perfil do candidato em relação à proposta do laboratório que explora a criação verbal em suportes digitais.

No minicurrículo e na declaração de interesse, será observado o nível de envolvimento do candidato com a criação poética de invenção. Nos trabalhos enviados, serão consideradas a técnica e a inventividade.

Para mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição e demais informações sobre o curso “Poesia Expandida”, o interessado deve acessar o site da Casa das Rosas.