Casa das Rosas abre hoje programação do Ano da França

Palestra e recital abrem programação francesa neste feriado; evento é gratuito

ter, 21/04/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura oferece a partir de hoje, 21, uma programação especial e gratuita sobre a influência francesa na literatura e poesia brasileiras. A data marca o início oficial do Ano da França no Brasil, cujo evento de abertura será realizado no Rio de Janeiro.

A palestra “Primeiras impressões francesas sobre o Brasil – século XVI”, às 19h, e a intervenção musical com alaúde, às 20h30, abrem a série de eventos mensais que comemoram o ano francês no Brasil, que vai até o dia 15 de novembro.

A professora de História da USP, Maria Terezinha Janine Ribeiro, coordenará a palestra que mostra as duas tentativas francesas de fixação no território brasileiro – a França Antártica, em 1.555, no Rio de Janeiro, e a França Equinocial, a partir de 1.594, no Maranhão. Também serão abordadas as investidas de colonização e exploração do pau-brasil e a amizade da França com os índios contra os portugueses.

Após a palestra, o músico Guilherme de Camargo apresentará um recital com repertório francês – Alaúde Renascentista. Guilherme realiza concertos junto à Osesp, o Coro da Osesp, a Osusp, o Coral Paulistano, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outros.

Serviço

Abertura do Ano da França no Brasil – Casa das Rosas
21 de abril
A partir das 19h
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37, Bela Vista – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
São Paulo – SP
Tels.: (11) 3285-6986 ou (11) 3288-9447
www.poiesis.org.br/casadasrosas