Casa das Rosas abre as portas para passeio histórico

A visita monitorada oferece oportunidade inédita para quem deseja conhecer a mansão

qua, 14/01/2009 - 8h15 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura preparou um calendário especial de visitas monitoradas à mansão durante as férias de janeiro e fevereiro. O passeio é gratuito e aberto a todos os interessados, sem restrição de idade. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura em conjunto com a Poiesis- Organização Social de Cultura, que administra a Casa.

A novidade é uma oportunidade única para conhecer em detalhes o casarão da Avenida Paulista projetado por Ramos de Azevedo no final da década de 20 para ser a residência da sua filha Lucia.

Com estilo arquitetônico eclético, seus trinta cômodos foram construídos com material europeu. A entrada é de mármore carrara, os vidros e cristais são belgas, e as ferragens, inglesas. Um enorme vitral colorido, assinado por Carlos Sorgenicht, decora o hall de entrada. Seus pavimentos se dividem em térreo, mansarda, primeiro andar e porão. O jardim, inspirado no Palácio de Versalhes, abriga o famoso roseiral, origem do nome da casa e uma de suas atrações. 

Ramos de Azevedo não chegou a ver o projeto concluído, pois faleceu em 1.928 e a construção só ficou pronta sete anos mais tarde, sendo assinada por Felisberto Ranzini. Durante 51 anos, residiram sua filha, Lucia Ramos de Azevedo, e seu marido, Ernesto Dias de Castro. Mais tarde, Ernesto Dias de Castro Filho e sua esposa ocuparam a casa.

A visita

Grupos de 10 a 45 pessoas podem agendar passeios de uma hora de duração, com horários disponíveis entre terça e sexta-feira, das 10 às 18 horas.  Para grupos menores (a partir de três participantes) e pessoas que estiverem passeando pela Casa das Rosas, há horários pré-definidos: de terça a sexta, às 11h, 13h, 16h e 18h e, aos sábados, às 12h e às 16h.

A duração é de 30 minutos. Informações e inscrições pelos telefones (11) 3285-6986 ou (11) 3287-8917.

Sobre a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Reinaugurada em dezembro de 2004, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é o primeiro espaço público do país destinado à poesia. Abriga o acervo de cerca de 20 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos (1929-2003) e a única livraria especializada em poesia do Brasil, que disponibiliza cerca de 400 títulos, incluindo desde edições de poetas novos até os clássicos da literatura brasileira e universal. A Casa também oferece uma intensa programação cultural e literária para todos os públicos, com cursos, exposições, peças de teatro, recitais, lançamentos de livros, palestras e eventos.

Serviço

Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
São Paulo – SP
Fone: (11) 3285-6986 ou  (11) 3288-9447
www.poiesis.org.br/casadasrosas  
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 22h.
Estacionamento conveniado: Al. Santos, 74

Da Casa das Rosas