Casa da Cultura de Tatuí abre exposição sobre Dom Quixote

Mostra poderá ser vista de 6 de agosto a 15 de dezembro

dom, 05/08/2007 - 13h32 | Do Portal do Governo

A Casa da Cultura Paulo Setúbal em Tatuí, da Secretaria Estadual da Cultura, e o Centro Cultural Brasil Espanha lançam a exposição  Lanza em Astillero – O cavaleiro Dom Quixote e outras suas tristes figuras, que será aberta no dia 6 de agosto, segunda-feira, e poderá ser vista até o dia 15 de dezembro.

A mostra dá continuidade à programação que homenageia os 400 anos de lançamento da primeira parte do romance Dom Quixote de La Mancha, consagrada novela do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Vinte e dois painéis compõem a exposição, feitos por artistas do mundo inteiro a convite do especialista Jesús Cuadrado. Encontram-se dentre os convidados consagrados artistas como Miguelanxo Prado — que participou da produção dos designs dos alienígenas do desenho *Men In Black*; Fernando Vicente, cujo desenho foi publicado na capa do livro espanhol que reúne os desenhos feitos para a mostra; e o brasileiro Carlos Galhardo, autor das tirinhas “Os Pescoçudos”, publicadas na Folha de São Paulo.

Os artistas contemporâneos foram procurados por Jesús Cuadrado para se debruçarem sobre o clássico romance de sátira à cavalaria e dele extraírem, na forma de quadrinhos, a passagem ou personagem que mais os impressionassem. Os painéis retratam visões bem particulares de diversas passagens da novela de Cervantes. Na mostra estão retratados temas quixotescos tão diversos como as turbas e farsantes, o moinho visto como gente, o cavalo voador, as marionetes, alguns dias da vida do fiel cavalo Rocinante, o carro da morte entre outros fragmentos. O espectador poderá também observar várias versões de um mesmo capítulo ou passagem.

Completam a lista dos artistas convidados os espanhóis Max, Calatayud, Mirchamut, Esther Gili, Luis Duran, Álvaro Ortiz, Pablo Auladell, Andrés G. Leyva, Paco Marchante, Antoni  Garcés,  Raquel Jimenez, Luiz Manchado e Marta Cano, os argentinos Jorge González e Carlos Nine, a alemã Anke Feuchtenberger,  o francês Denis Deprez, o português Filipe Abranches e o italiano Stefano Ricci.

O intuito de Cuadrado foi o de demonstrar, mais uma vez, as possibilidades infinitas dos quadrinhos como meio de expressão e também de reafirmar o caráter contemporâneo da obra de Miguel de Cervantes.

Local: Casa de Cultura Paulo Setúbal – Tatuí/SP

Endereço: Praça Manoel Guedes, 98, Tatuí

Data: De 06 de agosto a 15 de dezembro de 2007

Horário: de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00; sábado no mesmo horário

Entrada franca

Informações: (15) 3251-4969

Da Secretaria Estadual da Cultura