Casa da Agricultura de Pontalinda investe em arborização urbana

Ponto de apoio ao produtor rural atua na arborização rural e urbana, além de contribuir com o trabalho da Prefeitura Municipal

sáb, 16/02/2019 - 10h00 | Do Portal do Governo

Pontalinda é um pequeno município que fica na região de Jales, local onde a Casa da Agricultura faz um trabalho voltado não apenas à área rural, mas também à urbana, contribuindo com a arborização e com o trabalho da Prefeitura Municipal. Há vários anos a Casa da Agricultura vem fazendo o inventário arbóreo do município e também a produção de mudas no viveiro municipal. As sementes são coletadas na área rural e no entorno das estradas, mantendo portanto as espécies mais encontradas e adaptadas à região. É o que conta o engenheiro agrônomo Alessandro Nunes Ferreira, responsável pela Casa da Agricultura, que é da área de atuação da CATI Regional Jales.

Foi por meio desse trabalho conjunto que uma das principais áreas de lazer da cidade, a Praça da Bandeira, passou a contar com uma diversificada arborização, com mais de 20 espécies arbóreas, entre elas: Resedás mirim e gigante, Pau-mulato, Calistemon, Ipês amarelo, branco, roxo, Cássia-rosa, entre outras. O destaque é para a referida praça, mas todas as outras também contam com essa parceria entre Prefeitura e Estado para o embelezamento da cidade. Além da sombra, as árvores também contribuem com a redução da temperatura, o escoamento de água da chuva, melhoria das condições do ar, abrigo e alimento para pássaros e abelhas, contribuindo para novas semeaduras e polinização, entre outras vantagens.

Alessandro afirma que recentemente o viveiro municipal passou por uma revitalização na estrutura de produção, bem como na automação do sistema de irrigação, por meio de recursos de R$ 20 mil, adquiridos via Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento (SEIAA), que contribuíram para melhorar a logística de produção de mudas de espécies nativas, frutíferas e florestais.