Cartunista Mauricio de Sousa participa de atividade do Centro de Mídias SP

Professores e alunos da rede estadual puderam mandar mensagens com perguntas e elogios para o criador da Turma da Mônica

ter, 28/04/2020 - 16h46 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

Nesta segunda-feira (27), o cartunista criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, participou de uma entrevista online com o secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares. Professores e alunos acompanharam a conversa pelo aplicativo e pela página no Facebook do Centro de Mídias de São Paulo.

O bate-papo começou com o secretário admitindo ser um grande fã da Turma da Mônica. “Eu gosto muito e leio até hoje os gibis da Turma da Mônica”, afirmou. Rossieli Soares também confessou que o seu personagem preferido é o Cascão, conhecido pelo medo de água e que recentemente lavou as mãos pela primeira vez para prevenção do novo coronavírus, causador da doença COVID-19.

Ainda sobre a enfermidade, o cartunista mostrou parte de uma cartilha com os personagens da turma contendo informações sobre cuidados durante a pandemia. “Nos momentos de guerra, usamos os personagens como aliados”, salienta.

Outra ação da turminha contra o coronavírus é a regravação de uma música, feita para uma companha contra a gripe, sobre evitar o contato físico. Essa gravação não terá uso só no Brasil, em português, mas também será regravada em outras línguas para contar com divulgação no Japão e diversos países da Ásia.

Projeto de Vida

Mais um assunto destacado na ação foi a disciplina Projeto de Vida, implantada em toda rede neste ano e tem como objetivo traçar com cada aluno, individualmente, metas para o futuro e descobrir caminhos para atingi-las. O secretário destacou que muitos alunos demonstraram interesse em seguir a carreira de cartunista.

Mauricio contou que o caminho que o levou a gostar tanto de histórias em quadrinhos começou com um gibi encontrado na lata do lixo. “Um gibi muito mal tratado, sem capa e tudo mais, porém com páginas coloridas de personagens. Eu gostei daquilo, mas não sabia o que era”, destacou.

Depois que a mãe explicou e o pai viu o seu interesse, trouxe mais exemplares. O garoto acabou aprendendo a ler com gibis. Sobre os desenhos, o cartunista revelou que o incentivo veio de uma professora, que logo cedo enxergou a sua vocação. “Ela pedia para eu entregar as ilustrações junto com as minhas lições de casa”, lembrou.

O secretário comentou que vários professores da rede estadual usam os gibis da Turma da Mônica Jovem durante as aulas. O cartunista ressaltou o Projeto de Vida dos personagens na Turma da Mônica Jovem: o Chico Bento, por exemplo, já está em uma escola de agronomia. Mauricio ainda imaginou profissões em que outros personagens poderiam seguir a partir de suas personalidades.

O autor também falou sobre o segundo filme live action da Turma da Mônica, que deve estrear em dezembro. Ele revelou que a produção acompanhará a turminha em sua vida escolar. Mauricio ainda destacou a vontade de fazer uma Turma da Mônica adulta, abordando profundamente temas sociais como machismo e feminismo.