Cartilhas do Ipem orientam consumidores e comerciantes

Material pode ser conseguido na internet ou nas fiscalizações de rotina do instituto

qui, 15/08/2013 - 9h42 | Do Portal do Governo

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) disponibilizou duas novas cartilhas para download com orientações para consumidores e comerciantes. Segundo o superintendente do Ipem, Alexandre Modonezi, as cartilhas foram produzidas com linguagem acessível e com o máximo de dicas e orientações.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O Guia Prático de Consumo traz dicas ao consumidor sobre o que observar na compra de produtos embalados, combustível, têxteis, eletrodomésticos, itens com o selo do Inmetro (extintores, brinquedos, capacetes, isqueiros, plugues, tomadas, botijões de gás, entre outros) e também na utilização de balanças no supermercado, padaria, açougue, etc.

Já a cartilha Orientações ao Comerciante dá dicas aos lojistas de pequeno e médio porte sobre como evitar autuações na comercialização desses mesmos produtos e como proceder em relação a balanças utilizadas no comércio e demais instrumentos de medição.
As versões impressas das cartilhas já começaram a ser distribuídas em encontros com representantes de associações comerciais de todo o Estado, durante as fiscalizações de rotina da autarquia e em eventos com grande circulação de público.

Do Portal do Governo do Estado