Carteiros vão entregar à população material educativo sobre prevenção de doenças

Programa Carteiro Amigo terá quatro ações: combate à tuberculose, à dengue e à raiva, além de incentivo ao aleitamento materno

seg, 11/06/2001 - 15h44 | Do Portal do Governo


Programa Carteiro Amigo terá quatro ações:
combate à tuberculose, à dengue e à raiva,
além de incentivo ao aleitamento materno

Os cerca de 10 mil carteiros que atuam em São Paulo vão usar a credibilidade que têm junto à população para distribuir material educativo sobre prevenção de doenças em todo o Estado. O protocolo de intenções para a implantação do Programa Carteiro Amigo foi assinado nesta segunda-feira, dia 11, pelo governador Geraldo Alckmin e pelo ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, na sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) em São Paulo. ‘Há um provérbio em medicina que diz: Suprima a causa que o efeito cessa. Normalmente, em medicina se gasta muito dinheiro cuidando apenas dos efeitos’, afirmou Alckmin. ‘Esse é um trabalho que vai agir fundamentalmente nas causas. Vai promover a saúde da população’. O governador lembrou ainda que, ao lado do Corpo de Bombeiros, os carteiros formam a segunda categoria profissional mais respeitada pela população.

Os profissionais dos Correios vão levar aos paulistas informações sobre prevenção à tuberculose, dengue e raiva, além de incentivo ao aleitamento materno. O Governo do Estado vai iniciar a impressão do material – folhetos e cartilhas, entre outros – e a distribuição deve começar em pouco mais de um mês. Nesse período, os carteiros receberão treinamento específico para cada uma das ações. De acordo com o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, técnicos da Secretaria vão treinar grupos de 250 a 300 carteiros sobre as doenças, como são transmitidas e quais as formas de prevenção. No caso do aleitamento materno, os carteiros terão informações sobre as vantagens que o ato propicia tanto para a mãe quanto para a criança. ‘Não dá para uma pessoa distribuir material na casa de alguém sem estar preparado, sem entender exatamente o significado daquilo que está levando’, afirmou Guedes.

O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, destacou que se trata de um ato simples, porém de grande alcance, dadas ‘as proporções e a importância do Estado de São Paulo’. Ele observou que a ECT é a maior empresa brasileira não apenas em relação ao número de funcionários, mas a que tem maior presença no território nacional. ‘A empresa está presente hoje em todos os municípios brasileiros. Só em São Paulo são 270 agências’, disse.

Esse programa já existe nas regiões Norte e Nordeste, onde os carteiros levam à população informações de incentivo ao aleitamento materno. De acordo com o ministro, os resultados têm sido muito positivos. ‘Reduziu o volume de doenças infantis e melhorou a saúde das mães’, disse. Para Pimenta da Veiga, a ação em São Paulo deve contribuir para a redução do volume de atendimento nos hospitais e pode, até mesmo, evitar mortes, além de melhorar ainda mais a imagem dos carteiros.

Cíntia Cury