Carteira da EMTU isenta deficientes da tarifa de ônibus

Laudo comprovando a doença permite emissão doi cartão de desconto

qui, 17/01/2008 - 18h25 | Do Portal do Governo

Durante o ano de 2007, mais de 50 pessoas com deficiência foram contratadas  por meio da parceria entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais – AVAPE.

Além disso, foram emitidas 111.818 carteiras que garantem a isenção da tarifa a passageiros especiais, registrando um aumento de 7% em relação ao ano anterior.

No Centro de Integração Social do Passageiro Especial – CISPE, além de solicitar a Carteira de Identificação do Passageiro Especial – CIPES, os portadores de deficiência são atendidos por representantes da AVAPE. Eles orientam  os interessados em ingressar no mercado de trabalho, divulgando os programas voltados para reabilitação clínica e profissional, capacitação, programa de convivência, recrutamento e seleção.

Os cursos de capacitação profissional envolvem aulas de informática, telemarketing, recreação infantil e redação, entrevistas com empresas, clínicas de psicologia e terapia ocupacional etc.

Como obter a Carteira

Na Região Metropolitana de São Paulo, o interessado deve obter um laudo médico no posto de saúde do seu município comprovando a deficiência e, no dia agendado, comparecer no CISPE – Centro de Inclusão Social do Passageiro

Especial, no bairro do Jabaquara (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2654). Além do laudo médico, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Se a documentação estiver correta, a carteira será confeccionada no mesmo dia.

O CISPE atende, em média, 1.200 pessoas por dia. O atendimento é feito por cerca de 40 profissionais, entre eles, médicos e assistentes sociais associados à ONG Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais – AME.

A EMTU/SP estabeleceu uma parceria com a entidade para que ela participe do processo de identificação dos beneficiários.

Encaminhamento

Terminado o processo da concessão do benefício, o portador de deficiência é encaminhado a um profissional do Serviço Social da AVAPE, que apresenta todos os programas oferecidos pela instituição e realiza uma entrevista para conhecer as necessidades do interessado. Para ingressar no Programa de Reabilitação Profissional da instituição o portador de deficiência deverá ter idade superior a 14 anos e ser independente em seus cuidados pessoais.

Da EMTU