Carros com placa final 2 devem ser licenciados até dia 31

Licenciamento é obrigatório para o condutor do veículo poder circular em território nacional

qua, 02/05/2012 - 9h51 | Do Portal do Governo

Chegou a hora dos proprietários de veículos com placa final 2 providenciarem o licenciamento 2012. O prazo termina no dia 31 de maio e é válido para os contribuintes que não fizeram o licenciamento junto com o pagamento do IPVA 2012. O pagamento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos.

A taxa é de R$ 62,70 (mais R$ 11 quando enviada pelos Correios). O cidadão tem duas opções disponíveis. Uma delas é o licenciamento eletrônico, que permite realizar o pagamento pelo sistema bancário e receber o documento no endereço cadastrado junto ao Detran. A outra forma é a presencial, numa das unidades da capital; nas Ciretrans ou Seções de Trânsito do interior ou ainda nos postos Poupatempo. 

Todos os motoristas são obrigados a portar o documento para poder circular em território nacional. Além disso, para fazer o licenciamento, a lei exige o pagamento do IPVA e de todas as multas vinculadas ao veículo, independente do motorista responsável pelas infrações cometidas.

Para providenciar o licenciamento são necessários original e cópia do CRLV; original e cópia do comprovante bancário de pagamento de eventuais débitos e da taxa de licenciamento; original e cópia do RG ou outro documento válido como identidade. No caso de Pessoa Jurídica, é preciso apresentar cópia simples do contrato social da empresa. Para a capital do Estado, os veículos devem estar em dia com a Inspeção Ambiental antes de dar entrada ao pedido de licenciamento. 

Confira as datas previstas para o licenciamento do seu veículo:

Final da placa / mês de licenciamento (pagamento até último dia do mês)
2 / maio 
3 / junho 
4 / julho 
5 e 6 / agosto 
7 / setembro 
8 / outubro 
9 / novembro 
0 / dezembro

Do Portal do Governo do Estado