Carro com placa final 4 deve ser licenciado até o dia 31

O licenciamento pode ser eletrônico ou presencial

seg, 07/07/2008 - 16h38 | Do Portal do Governo

Os proprietários de veículos com placas final 4 têm até o dia 31 de julho para regularizar o licenciamento referente ao ano de 2008. A taxa a ser paga nos bancos credenciados é de R$ 50,59. O Detran lembra que é expressamente proibido trafegar sem que o veículo esteja devidamente licenciado e que, segundo a Resolução 205, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), se o condutor for parado em uma blitz de trânsito, somente o original do CRLV será aceito.

A falta de licenciamento acarreta uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 191,54, e sete pontos na carteira (infração gravíssima). Esse ano, a novidade é que os veículos a DIESEL cadastrados na cidade de São Paulo terão 90 dias após o prazo final do licenciamento para fazer a Inspeção Ambiental Veicular.

Para que o proprietário possa efetuar o licenciamento é necessário que todos os débitos, como multas, DPVAT (Seguro Obrigatório), e IPVA, estejam quitados. O cidadão pode optar em fazer no órgão onde o veículo está cadastrado, nos postos do Detran (Shoppings Aricanduva e Center Lapa), nas unidades de atendimento do Poupatempo ou pelo Sistema de Licenciamento Eletrônico, implantado pelo Detran em 1º de abril de 1999.

Documentos necessários

Para fazer o licenciamento no Detran, Ciretran, nos Postos do Poupatempo ou do Detran, o proprietário ou seu representante legal, devidamente constituído, deve apresentar documento de identidade, número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), comprovante da taxa paga e documento do ano anterior. Neste caso, o documento sai no mesmo dia.

Licenciamento Eletrônico

O proprietário que optar em fazer o licenciamento eletrônico deve ter em mãos a cópia do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e recolher a taxa referente ao licenciamento, seguro obrigatório e eventuais débitos, como multas e IPVA, além da taxa de postagem nos bancos credenciados pelo Detran. Neste caso, o documento será encaminhado ao endereço do proprietário do veículo, que consta no cadastro do Detran, em cinco dias úteis. Para usufruir desse serviço, não é necessário ser cliente dos bancos credenciados.

Para fazer o licenciamento eletrônico o endereço residencial deve ser idêntico ao que consta no cadastro do Detran. O veículo pode possuir no máximo 15 multas, não apresentar restrições judiciais ou administrativas e estar emplacado com placas de três letras. Os proprietários de veículos que estiverem com o endereço desatualizado, deverão atualizá-lo junto ao órgão onde o veículo está cadastrado, para depois providenciar o licenciamento eletrônico. (ver procedimentos no www.detran.sp.gov.br – ícone Veículos – Alteração de Endereço).

Para mais informações acesse www.detran.sp.gov.br – ícone Veículos – Licenciamento.

Veja a seguir o calendário para o licenciamento 2008:

I – veículo automotor, reboque e semi-reboque, exceto o definido no item II: Final da placa Prazo final para Renovação

1 até abril

2 até maio

3 até junho

4 até julho

5 e 6 até agosto

7 até setembro

8 até outubro

9 até novembro

0 até dezembro II – veículo registrado como ‘caminhão’ (carga): Final da placa Prazo final para Renovação

1 e 2 até setembro

3, 4 e 5 até outubro

6, 7 e 8 até Novembro

9 e 0 até Dezembro

Do Detran-SP

(M.C.)