Carretas de mamografia continuam estacionadas em quatro municípios

Veículos equipados com mamógrafos e ultrassom estão na capital, Cotia, Caçapava e Franco da Rocha

seg, 22/02/2016 - 18h49 | Do Portal do Governo

As carretas-móveis do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, estão estacionadas em quatro municípios paulistas: Cotia, Caçapava, Franco da Rocha e na zona Norte da capital (confira período e endereço de cada localidade abaixo).

O programa, que já realizou 73.824 mamografias, 3.382 ultrassons e 480 biópsias gratuitas em mulheres de todas as idades tem por objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o estado.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de apresentar pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também podem receber atendimento gratuito, desde que tenha em mãos um pedido médico emitido tanto pela rede pública quanto particular.

O serviço está disponível das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, entre 9h e 13h, exceto feriados.

“O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. Por isso, criamos esse programa com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos ao exame de mamografia e, consequentemente, agilizar o diagnóstico e tratamento para a doença que possui grandes chances de cura se for descoberta e tratada precocemente”, afirma David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Estrutura das carretas
As carretas possuem além do mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. 

Além de uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista, que fornecem toda a assistência necessária às pacientes.

Procedimentos em caso de suspeita
Desde o começo do programa, mais de 1.038 mulheres foram direcionadas a centros de referência que integram a rede oncológica de SP para prosseguimento das investigações de alterações identificadas nos laudos.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado do exame sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

0800
Mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos podem marcar seus exames por telefone, sem necessidade de pedido médico, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para agendamento nos serviços fixos, basta ligar no número 0800-779-0000 e realizar o agendamento através do Call Center da Secretaria.

Essa é uma iniciativa complementar às carretas-móveis, para reforçar o rastreamento ativo do câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção da doença. Neste caso, os exames não são realizados nas carretas, e sim em um dos 300 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

Caso sejam detectadas alterações suspeitas no exame, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às17h, exceto feriados.

SERVIÇO
Carretas de mamografia em quatro municípios paulistas: capital, Cotia, Caçapava e Franco da Rocha
Atendimento: das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, entre 9h e 13h, exceto feriados
(* A permanência poderá ser ampliada conforme a demanda da região):

São Paulo
Rua Augusto Rodrigues, 285 – Jardim Fontalis – São Paulo/SP
Início – 11/02/2016
Previsão de encerramento – 05/03/2016

Cotia
Av. Professor Manoel José Pedroso, 1347 – Jd. Nomura – Cotia/SP
Início – 01/02/2016
Previsão de encerramento – 29/02/2016

Caçapava
Av. Dr. José de Moura Resende, 475 – Vera cruz – Caçapava/SP
Início – 11/02/2016
Previsão de encerramento – 12/03/2016

Franco da Rocha
Paço Municipal de Franco da Rocha – Centro – Franco da Rocha/SP
Início – 12/02/2016
Previsão de encerramento – 05/03/2016

Do Portal do Governo do Estado