Carreta ‘Mulheres de Peito’ está na cidade de Porto Ferreira

Na região de Araraquara, mulheres entre 50 e 69 anos de idade poderão realizar mamografias grátis até o próximo dia 10 de março

ter, 06/03/2018 - 15h45 | Do Portal do Governo

Até o dia 10 de março, o município de Porto Ferreira, na região de Araraquara, estará com a carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” estacionada na Praça Ana Maria Libertucci Salzano, em frente ao Terminal Rodoviário da cidade. O veículo oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres ao exame preventivo e agilizar o diagnóstico e tratamento para a doença. Tudo isso é feito através de uma equipe multidisciplinar preparada para atender, em média, 50 pacientes por dia. O resultado sai em até 48h.

“Nós apostamos muito na saúde preventiva e a realização das mamografias na cidade pelo programa contribui muito com essa política”, afirma o prefeito do município, Rômulo Rippa.

As mulheres dos municípios vizinhos também poderão ser atendidas nas unidades móveis do Programa. O diretor do Departamento Regional de Saúde de Araraquara, Antônio de Oliveira, comentou sobre a importância desse serviço também para Santa Rita do Passa Quatro e Descalvado. “Ele permite que as mulheres realizem os exames de uma maneira mais rápida e isso é fundamental para identificar possíveis danos progressivos da doença”, completa.

O “Mulheres de Peito” conta com 4 carretas que já percorreram mais de 200 localidades em todo o Estado. Elas funcionam de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h, e aos sábados, das 09h às 13h, exceto feriados. Além disso, o programa tem o telefone 0800 779 0000 para o agendamento de exames em um dos 300 serviços com mamógrafo espalhados por todo o Estado.