Carreta da mamografia fica na cidade de Aparecida até sábado (9)

Veículo do Programa Mulheres de Peito oferece exames grátis, sem pedido médico, para mulheres entre 50 e 69 anos de idade

qui, 07/03/2019 - 18h19 | Do Portal do Governo

A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, permanece até o próximo sábado (9) no município de Aparecida, no interior paulista. Vale lembrar que os veículos da iniciativa circulam por diversos municípios do território paulista.

A estrutura está localizada na Praça Padre Vitor Coelho de Almeida, Jardim São Paulo (antiga Praça Kennedy). O serviço-móvel oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. O atendimento é destinado ao público geral nessa faixa etária.

“Quanto maior a idade, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar porque o câncer de mama pode ser silencioso”, afirma o mastologista Luiz Henrique Gebrim. Contudo, o médico alerta que cidadãs de todas as idades podem ser atingidas pela doença.

Exames

O veículo oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. A carreta do Mulheres de Peito também atende mulheres mais jovens, porém, nesse caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta em estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do programa, Fabiana Angélica de Oliveira.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), da pasta, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Acesso

A iniciativa da secretaria busca ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o Estado. Para isso, os veículos percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. “O acesso ao exame de mamografia agiliza o diagnóstico e o tratamento precoce para a doença”, salienta José Henrique Germann, secretário de Estado da Saúde.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800-779-0000, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

“A entidade dispõe de estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos, com atendimento humanizado, uma iniciativa diferenciada que fortalece a assistência”, afirma a coordenadora da Rede Hebe Camargo, Sônia Alves.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Estrutura

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início do programa, em 2014, as carretas já realizaram mais de 185,8 mil exames, sendo 176.254 mamografias, 6.801 ultrassonografias de mama, 729 biópsias de mama e encaminharam 2.018 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais.