Carreta da mamografia chega à cidade de Ribeira, região de Sorocaba

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico para a realização do exame nas unidades móveis

sex, 11/09/2015 - 11h09 | Do Portal do Governo

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, chega ao município de Ribeira, região de Sorocaba. O veículo oferece mamografias grátis sem a necessidade do pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. 

Cerca de 78 locais do Estado, em cidades localizadas na região metropolitana, interior e litoral de São Paulo, já receberam o serviço gratuito, que tem por objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

Infraestutura

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As unidades móveis de mamografia ainda contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Como funciona

No interior das carretas, as mulheres poderão fazer exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do procedimento.

0800

Mulheres entre 50 e 69 anos de idade que fazem aniversário em setembro e nasceram em ano ímpar podem marcar seus exames de mamografia sem precisar ter em mãos pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o callcenter da Secretaria, pelo número 0800-779-0000. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às17h. Neste caso, os exames não serão realizados nas carretas, e sim em um dos 300 serviços com mamógrafo do SUS paulista.

SERVIÇO
Carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” em Ribeira
Até o dia 3 de outubro
Rua Frederico Dias Batista S/N, no Centro

Do Portal do Governo do Estado