Carnaval: Secretaria da Saúde convoca doadores de sangue

A Secretaria Estadual da Saúde faz um apelo aos paulistas para que doem sangue até o dia 17

qua, 14/02/2007 - 10h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde faz um apelo aos paulistas para que doem sangue até o dia 17, véspera de carnaval. A medida tem por finalidade garantir o fornecimento e evitar a baixa nos estoques. Em anos anteriores, a secretaria verificou diminuições nas doações durante as férias; agora, a necessidade é ainda maior, motivada pelos atendimentos de urgência a vítimas de acidentes.

Há cerca de 20 dias, a secretaria vem solicitando à população que compareça nos bancos de sangue dos hospitais públicos. Montou, inclusive, um esquema especial de coleta para o feriado. As lideranças da secretaria ressaltam que é de extrema importância chamar a atenção da sociedade para o problema ‑ vidas humanas podem depender da disponibilidade de sangue para transfusões.

A baixa reposição dos estoques é generalizada no Estado. Na maioria dos bancos de sangue paulistas há menos bolsas do que o recomendado. Na capital, unidades importantes como o Hospital do Servidor Público Estadual e o Hospital Ipiranga estão com estoques reduzidos.

Em Sorocaba, o banco de sangue local tem recebido em média 50 pessoas por dia, mas o ideal é receber 80 doações. No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, as doações caíram de 150 para 50, sendo que o volume recomendado é de 80 a 100 doadores por dia. Em Campinas ainda não há estoque baixo, porém nos últimos cinco anos a queda durante o carnaval foi de 62%, em média. Em Marília estão sendo enviadas cartas aos doadores tradicionais, para que compareçam aos bancos de sangue.

 

Doações na capital ‑ AFundação Pró-Sangue coleta mais de 43% do sangue consumido na região metropolitana de São Paulo. O interessado em colaborar pode agendar o procedimento pela Internet ou por telefone, de segunda a sexta-feira, 7 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas. É possível, também, marcar a coleta coletiva externa em empresas, universidades, escolas e comunidades.

Para doar sangue é preciso apresentar documento original com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado, bem alimentado e evitar a ingestão de produtos gordurosos quatro horas antes da doação.

Antes da coleta, há uma breve entrevista com o doador, que deverá responder às perguntas com sinceridade. O procedimento é rápido, simples e seguro. O material utilizado é descartável e não há risco de contaminação para o doador.

SERVIÇO>

Serviço

 Fundação Pró-Sangue 

e-mail: www.prosangue.sp.gov.br

Telefone gratuito – 0800 550300

Da Agência Imprensa Oficial