Carnaval: Pholia no Memorial traz desfile de 13 blocos e shows gratuitos

Evento que abre o carnaval paulistano será realizado pelo 3º ano consecutivo no Memorial, nos dias 26 e 27 de janeiro, na Praça Cívica

sáb, 12/01/2008 - 16h38 | Do Portal do Governo

Pelo terceiro ano consecutivo, o Carnaval paulistano começa no Memorial da América Latina. Nos dias 26 e 27 de janeiro será realizado o Pholia no Memorial 2008, na Praça Cívica. O evento conta com a parceria da Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo (ABBC) e com o apoio da São Paulo Turismo. Serão 8 horas ininterruptas por dia de muito samba e animação.

Destaque deste ano é o Salve Simpatia, que reúne japoneses, descendentes e amigos para homenagear os 100 anos da imigração japonesa.

Está será a 18ª edição do desfile de blocos que já se tornou tradicional em nossa cidade. Em suas edições anteriores, o Pholia, que nasceu na Avenida Brigadeiro Faria Lima, homenageando o Prefeito José Vicente Faria Lima por ter oficializado o Carnaval Paulistano em 1968, passou pelo Sambódromo e depois voltou para as ruas com enorme sucesso na Zona Norte, antes de chegar ao Memorial.

Neste ano, participam 13 agremiações, num total de aproximadamente 20.000 foliões. Os Blocos desfilarão numa passarela (Pholiódromo) em formato oval de aproximadamente 300 metros com arquibancadas e camarotes em sua volta. A participação é gratuita.

Botequim do Pholia: novidade

Uma novidade de 2008 será o Botequim do Pholia. Diversos artistas convidados estarão presentes no Camarote Vip do Pholia (Serviço Bar Brahma) e, durante os intervalos do desfile, nos dois dias,  serão recebidos no Botequim do Pholia (área anexa aos camarotes) pelo cantor e compositor Marquinho Dikuâ,  para serem entrevistados e eventualmente, darem uma canja,  acompanhados por um conjunto formado para esta finalidade.

Blocos que participam do Pholia no Memorial 2008

Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Só Alegria (400 integrantes) – Fundada em 16/11/2003, participará pela 1ª vez do Pholia. Formada por moradores da Zona Leste (Arthur Alvim), conta com 60 ritmistas em sua bateria.

Bloco Black Pholia ( 250 integrantes ) – Participante pela 4ª. vez. Formado por comerciantes e moradores do centro da Cidade. Tem sua sede na Galeria Metrópole, onde realiza seus ensaios sob o comando de Flávio Feitosa.

Unidos do Abaeté ( 500 integrantes ) – Participante pela 3ª. vez. Formado por moradores do Jardim Maria Elisa, Zona Norte, onde realizam seus ensaios todos os domingos.

G.R.Escola de Samba Quilombo ( 900 integrantes ) – Participa pela 1ª. vez. Formada por integrantes da Escola de Samba Barroca Zona Sul, é a única participante do Pholia oriunda da Zona Sul e virá com uma bateria de 100 ritmistas, sob o comando do seu Presidente, Mestre Thiago Praxedes (neto do fundador da Barroca e da Vai-Vai – Pé Rachado).

Bloco A Bruxa Tá Solta ( 800 integrantes ) com a participação da ONG Barracão dos Sonhos ( 100 integrantes ) – Participante pela 3ª vez. Formado por moradores dos bairros Santana/Tucuruvi. Tem sua origem no time de futebol de salão “Magia Futsal Z/N”. Ensaia todos os domingos na Av. Luiz Dumont Villares. Desfila com a participação da bateria de ONG que atua na favela Paraisópolis.

Acadêmicos de São Paulo ( 1.000 integrantes ) – Primeira Escola de Samba Universitária do Brasil fundada em 25/01/2006, formada por estudantes, pesquisadores,  professores, ex-alunos da USP, Unicamp, Mackenzie, Cásper Líbero, Unesp, Universidade Nove de Julho, dentre outras que estão aderindo ao movimento. Participa pela 2ª. vez do Pholia.

Bloco Periquitos na Pholia ( 800 integrantes ) – Participa pela 1a. vez. Formado por associados e amigos da Sociedade Esportiva Palmeiras. Contará com a presença de ex-jogadores e personalidades do Clube.

Bloco da Comunidade Boliviana ( 1.200 integrantes ) – Participa pela 2ª vez. A comunidade boliviana unificou-se entre os diversos Grupos Folclóricos existentes nesta capital de São Paulo para demonstrar o Carnaval Cultural Boliviano.G.R.C.S.

Escola de Samba Alegria da Área Clube do Partido Alto (300 integrantes) – Participa pela 2ª vez. Formado na região de Cotia há 3 anos, realiza trabalho social dando aulas de percussão, danças, instrumentos, etc. Presidente: Ronald Elias ( Xixa ).

Bloco Unidos da Melhor Idade ( 1.000 integrantes ) – O bloco participa do Pholia desde 1996. Formado por foliões da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade – São Paulo. Em 2.008 irá homenagear Adoniran Barbosa.

Bloco Salve Simpatia com a participação da Comunidade Japonesa – Centenário da Imigração  ( 500 integrantes ) – Bloco inédito tanto no Pholia como no Carnaval, será formado pelo Bar Salve Simpatia e por integrantes da colônia japonesa, seus descendentes e amigos. Terá o apoio do Comitê Oficial responsável pelas comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil e contará com a Bateria da Medicina da USP.G.R.E.S.

Bloco Carnavalesco Inajar de Souza (1.000 integrantes) – Bloco fundado em 02/10/2005, fez sua estréia no Pholia em 2006. Formado por simpatizantes do time de futebol Inajar de Souza e a comunidade da Divinéia, vem para o Pholia com 1.000 integrantes e bateria própria com 80 ritmistas.

Dias e horários Pholia no Memorial 2008

Sábado – 26/01/2008

15:00 – Escola de Samba Só Alegria

15:45 – Unidos do Abaeté

16:30 – A Bruxa Tá Solta

17:30 – Carnaval da Comunidade Boliviana

18:30 – Periquitos na Pholia

19:30 – Salve Simpatia

Domingo – 27/01/2008

15:00 – Black Pholia

15:30 – Alegria da Área

16:00 – Cordão Carnavalesco “Vem que é bão”

          – Cordão Carnavalesco Pirô-Piraquara

16:45 – Escola de Samba Quilombo

17:45 – Unidos da Melhor Idade

18:45 – Acadêmicos de São Paulo

19:45 – Inajar de Souza

20:45 – Encerramento

O acesso ao público será pelos portões 1 e 6 que estarão abertos a partir das 13h.

O botequim começa a funcionar às 14h.

Entrada franca

Para participar em algum bloco, informe-se no site www.pholia.com.br

Do Memorial da América Latina

(C.C.)