Carnaval: Metrô inicia “Operação Carnaval 2006”

Confira o horário de funcionamento

sex, 24/02/2006 - 10h05 | Do Portal do Governo

O Metrô inicia a partir de hoje a sua “Operação Carnaval 2006”, com reforço do quadro de pessoal das áreas de atendimento direto ao público, aumento da frota de trens nos horários de maior demanda e  antecipação da operação comercial das Linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda), na próxima Quarta-feira de Cinzas, 1º de março.

As principais alterações operativas deverão ocorrer hoje, quando está previsto o “pico” de saída dos paulistanos, e na Quarta-feira de Cinzas, quando é aguardado o maior movimento de retorno à capital paulista.

Nesta sexta-feira, como nos anos anteriores, está previsto um grande movimento de saída de pessoas, principalmente pelos três terminais rodoviários da cidade (Tietê, Barra Funda e Jabaquara). Para atenderesse contingente de passageiros, o Metrô reforçará a frota de trens da Linha 1, que atende os terminais Tietê e Jabaquara, e da Linha 3, no terminal Barra Funda.

Na Quarta-feira de Cinzas, quando está previsto um grande movimento de retorno, o Metrô antecipará a abertura dos portões das estações das Linhas 1 e 3 para às 4 horas. A Linha 2 (Ana Rosa-Vila Madalena) iniciará a sua operação às 4h30.

A operação comercial da Linha 5-Lilás, que atende o trecho de Capão Redondo ao Largo Treze, em Santo Amaro, de segunda à sexta-feira, das 4h40 à 0h15, manterá o seu funcionamento normal. Na terça-feira, 28, feriado de Carnaval, a Linha 5 não prestará serviço.

Com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que vão assistir ao desfile das escolas no Sambódromo do Anhembi, o Metrô colocará em operação nas estações Carandirú e Tietê (as mais próximas do local) um esquema especial de atendimento, que contará com reforço do quadro de pessoal das áreas de atendimento direto ao público, como bilheterias e segurança.

Carnaval de rua

No Brasil, o carnaval de rua continua sendo tradicional em cada canto do país, como acontece, todo ano, na avenida Alvinópolis, próximo ao Metrô Vila Matilde.

Neste local, haverá desfile, nos dias 26, 27 e 28, das escolas de samba da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). Para o evento, o Metrô irá reforçar seu quadro de segurança, com mais 24 agentes de segurança na estação Vila Matilde.

Além desse reforço, contará com mais 70 policiais militares e 20 policiais civis deslocados para a área.

O Metrô recomenda, a todos que irão ao desfile de carnaval na avenida Alvinóplis, que comprem antecipadamente os bilhetes de ida e retorno e que respeitem as sinalizações das estações e as orientações fornecidas pelos funcionários.