Carnaval: Memorial, MIS e Parque da Juventude entram na folia

Desfiles de escolas de samba, apresentação de filmes e espetáculos, oficinas culturais e muita alegria fazem parte da programação

qui, 08/02/2007 - 11h57 | Do Portal do Governo

Mais de 20 mil foliões de 13 blocos carnavalescos desfilarão por um circuito oval (de aproximadamente 300 metros, ladeado por arquibancadas e camarote) do Memorial da América Latina, que abre oficialmente o calendário carnavalesco de São Paulo. Com apresentações de escolas de samba, das 15 às 20 horas, nos dias 10 e 11, o Memorial convida o público a pular no ritmo contagiante do verdadeiro espírito do carnaval de rua brasileiro já que os carnavalescos brincam sem a obrigação de vencer uma competição como ocorre em outros desfiles.

A participação nessa folia é gratuita, mas os organizadores pedem a quem puder levar1 quilo de alimento não perecível por pessoa. Os produtos arrecadados serão enviados a entidades beneficentes. O Pholia do Memorial espera reunir nos dois dias do evento um público rotativo de 60 mil pessoas. Haverá comodidades como banheiro químico, posto médico e praça de alimentação.

O bloco Unidos do Abaeté “puxa” os sambistas, às 15 horas do sábado, na abertura da Pholia. Os destaques da festa são o bloco Grito da Noite (os tradicionais cabeções) e a caçula Escola de Samba Acadêmicos de São Paulo, formada por universitários, principalmente da USP. O encerramento, às 20 horas do domingo, será com a Popular da Bomba do Hemetério e a Escola de Frevo do Recife. Muito populares em Pernambuco, os dois grupos somados reúnem 40 integrantes, entre instrumentistas e dançarinos.

Berço do samba

O Pholia nasceu na Avenida Brigadeiro Faria Lima em homenagem ao prefeito José Vicente Faria Lima, que em 1968 oficializou o carnaval paulistano. Depois  passou a acontecer no próprio Sambódromo e por três anos na Zona Norte de São Paulo. O evento é promovido pelo Memorial da América Latina em parceria com a Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo e tem o apoio da São Paulo Turismo e da Prefeitura de São Paulo.

A região onde foi construído o Memorial é considerada o berço do samba paulistano porque a maioria dos sambistas trabalhava como ensacador nos armazéns de carga e descarga dos vagões da Estrada de Ferro Sorocabana (atual Fepasa), nos anos de 1930. Nessa época, o local tinha o nome de Largo da Banana. Nas horas vagas, os trabalhadores organizam as rodas de samba que são os primórdios do carnaval.

Blocos participantes do Pholia no Memorial

Sábado – 10 de fevereiro

15 horas – Unidos do Abaeté

O bloco é formado por moradores do Parque Tietê, na Zona Norte e vem com 800 integrantes e uma bateria formada por 45 ritmistas.

Tel: (11) 8217-8509

16 horas – Unidos da Vila Sá Barbosa

É formado por 800 foliões e 40 ritmistas e um dos seus diretores, Aquiles da Vila, é o campeão do samba de 2007 da Escola de Samba X-9 Paulistana.

Tel: (11) 6283-3280 ou (11) 9839-7034

17 horas – A Bruxa Tá Solta

Com 2.000  foliões e 80 ritmistas ( bateria própria ) é criado por jogadores, torcedores e simpatizantes do tradicional time de futebol de salão Magia Futsal Z/N.

Tel. (11) 9112-3110

18 horas – Med Pholia

Formado por estudantes da Faculdade de Medicina da USP e funcionários da área de saúde do Hospital das Clínicas, o bloco é organizado pela Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz e desfila com mil foliões e bateria própria com 45  ritmistas.

Tel: (11) 3082-8775

19 h – Fraternidades Bolivianas

São três grupos de imigrantes bolivianos radicados em São Paulo que se fantasiam segundo as tradições de seu país e dançam a Morenada

Tel. (11) 6693 4309

20 horas – Grito da Noite

Tradicional bloco de Santana de Parnaíba, desfila com os veteranos e a nova geração, trazendo as tochas e os famosos Cabeções.

Tel.(11) 4154-2377

Domingo – 11 de fevereiro

15 horas – G.R.C.E.S. Primeira do Morumby

Criada por um grupo de moradores do Morumbi, grande parte de seus integrantes são profissionais liberais, estudantes, professores e comerciantes que atuam como voluntários em diversas organizações do terceiro setor.

Tel: (11) 3772-6784  e 9945-0286

16 horas – Bloco do Pipoca

Criado por amantes do samba da Zona Norte, suas festas durante o ano costumam ser muito animadas, com a participação de famosos sambistas como Luiz Ayrão e Teresa Gama. O bloco virá com 800 foliões, 50 ritmistas e os intérpretes serão da X-9 Paulistana

Tel: (11) 6950-5778 e 9422-6227

17 horas – Unidos da Melhor Idade

Formado por foliões da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade – São Paulo, desfila com 800 integrantes todos com idade acima de 50 anos. Dentre as atrações do desfile, o Corso e a Embaixada do Samba Paulistano.

Tel: (11) 3801-1497

18 horas – G.R.C.S.E.S Acadêmicos de São Paulo

Primeira escola de samba universitária do Brasil, é formada por estudantes, pesquisadores,  professores, ex-alunos da USP, Unicamp, Mackenzie, Cásper Líbero, Unesp, Universidade Nove de Julho, além de artistas e comunidades do mundo do samba.

Tel:(11) 3675-6391

19 horas – G.R.C.S. Bloco Carnavalesco Inajar de Souza

Formado por simpatizantes do time de futebol Inajar de Souza e a comunidade de Divinéia, faz a apresentação com dois mil integrantes  e bateria própria com cem ritmistas.

Tel. (11) 8624-3857

20 horas – Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Escola de Frevo do Recife

Com coreografias sincronizadas, figurino colorido e muitos improvisos, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério é considerada a melhor do Recife. Informações no site http://www.musicadepernambuco.pe.gov.br

SERVIÇO

O Memorial da América Latina fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664

Barra Funda, em  São Paulo.

Tel. (11) 3823 4600

Mais informações no site www.memorial.sp.gov.br

Para desfilar nos blocos é necessário entrar em contato com os organizadores pelos números de telefones divulgados. Alguns são gratuitos e outros são vendidos os abadás.

MIS expõe imagens raras de carnavais passados

Seguindo o ritmo da maior festa popular nacional que toma conta do país, o Museu da Imagem e do Som (MIS) preparou uma mostra de filmes de seu acervo que retratam o carnaval de décadas passadas em São Paulo, Salvador e no Rio de Janeiro. A programação especial terá sessões de 14 a 18 de fevereiro, sempre às 18 e 20 horas, e o ingresso tem preço popular.

O ponto alto da programação é a seleção de trechos dos lendários cine-jornais de Primo Carbonari, que trazem imagens raríssimas de antigos carnavais na década de 50, entre elas, do Baile das Atrizes, no teatro João Caetano, da abertura do carnaval carioca e do desfile das escolas de samba, em 1956, e do carnaval de clubes paulistanos, em 1958.

Produzidos pelo pioneiro Primo Carbonari, depois substituídos pelo Canal 100, os cine-jornais foram exibidos no Brasil antes das sessões de cinema até os anos 70. Depois, tornaram-se obsoletos devido à consolidação do telejornal. Filmados em 35mm, eles representam um marco na história da cinematografia brasileira por levar à população as primeiras imagens de eventos históricos do período, como as da construção de Brasília.

Filmes sobre carnaval

Além dos cine-jornais, haverá a apresentação de  quatro documentários de curta-metragem pouco conhecidos do grande público. Arrasta a Bandeira Colorida , filmado em 1970 em São Paulo, apresenta uma montagem lúdica de cenas do carnaval de rua e dos desfiles das escolas de samba, ao som de clássicos como Ô Abre Alas e O Teu Cabelo Não Nega. Já Teatro Passarela é um documento histórico sobre o carnaval carioca, apresentando os blocos e as escolas de samba que desfilavam pela rua antes da construção do sambódromo.

Karnaval Ijexá oferece ao público a oportunidade de conhecer a trajetória de um dos mais tradicionais blocos do carnaval de Salvador, o Afoxé Filhos de Gandhi e traz depoimentos de Gilberto Gil.  A programação será encerrada com o documentário Danielle, Carnaval e Cinzas, que retrata o dia-a-dia de um famoso travesti de Curitiba, tema tabu na época em que o filme foi produzido.

Programação

* Cinejornais do Primo Carbonari

(Brasil, 1956-1958, 20 min. aprox., jornalístico, p&b , 35mm)

de Primo Carbonari

* Arrasta a Bandeira Colorida

(Brasil, 1970, 11 min., documentário, cor, 35mm)

de Aloysio Raulino e Luna Alkalay

* Karnaval Ijexá

(Brasil, 1987, 12 min., documentário, cor, 35mm)

de Luiz Ferro

* Danielle, Carnaval e Cinzas

(Brasil, 1979, 20 min., documentário, cor, Super-8)

de José Augusto Iwersen

* Teatro Passarela

(Brasil, 1975, 10 min., documentário, cor, Super-8)

de Rosina Schwarz

SERVIÇO

O MIS fica na avenida Europa, 158

Ingresso: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)

Tel. (11) 3062-9197/ 3088-0896

Parque da Juventude: folia e oficinas de lazer e cultura

O Parque da Juventude oferece duas mil vagas gratuitas em oficinas de lazer e cultura para crianças e adultos aos sábados e domingos. As inscrições são feitas na hora. Para o próximo domingo (11/02), haverá o espetáculo Carnaval Turbilhão, a partir das 11 horas, com o cantor Mauricio Pereira acompanhado do conjunto Turbilhão de Ritmos e a Bateria Mirim da Camisa Verde e Branco. O show terá censura livre, confete e serpentina que costumam atrair platéias dos 8 aos 80 anos.

O cantor faz um baile portátil com marchinhas famosas do carnaval brasileiro, sucessos de rádio e salão. O repertório inclui clássicos como Nós Os Carecas, Chiquita Bacana, Máscara Negra, Mamãe Eu Quero, A-E-I-O-U e Pastorinhas, entre outras canções de mestres do assunto, como Lamartine Babo, Braguinha, Noel Rosa, Mario Lago, Chiquinha Gonzaga, Roberto Roberti, Zé Keti.

O destaque do evento é que a garotada poderá produzir suas próprias fantasias gratuitamente na Oficina de Arte e Sucata para sair no bloco “Viver no Parque”.  Fechando a programação carnavalesca, às 16 horas, a Bateria Mirim da Camisa Verde e Branco reunirá o “Bloco Viver no Parque” no baile que começa na marquise e seguirá pelas alamedas do Parque da Juventude.

Realizado aos finais de semana, o programa Viver no Parque do Parque da Juventude dispõe de dez oficinas gratuitas, com duas mil vagas distribuídas em quatro turnos: dois de manhã, das 9 às 13h; e dois à tarde, das 14h30 às 17h30. Há oficinas de Contador de Histórias, Noções de Jardinagem, Recreação Circense, Dança, Arte Sucata, Construindo o Lazer e Teatro de Fantoches. Há também aulas abertas de capoeira (5ª. e sábado); ioga (3ª, 5ª e sábado) e tai-chi-chuan (4ª, 6ª e domingo) que são ministradas das 8 às 9 horas e das 9 às 10 horas, com 25 vagas em cada uma das três turmas.

SERVIÇO

O Parque da Juventude fica na Av. Zaki Narchi, 1.309 – Santana (Metrô Carandiru)

Tel. (11) 3241-5822 ramal 257

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)