Carnaval: Hemocentro faz campanha para manter os níveis de sangue

Material de divulgação do Hemocentro da Unicamp começa a ser veiculado por emissoras de televisão

sáb, 10/02/2007 - 14h15 | Do Portal do Governo

O ritmo dos pandeiros deve acompanhar a batida do coração: “O ritmo do coração”. É está a idéia de uma campanha do Hemocentro da Unicamp, que busca a manutenção de seus estoques de sangue no período que precede os dias de Carnaval e após a festa mais popular do Brasil. O material de divulgação deve ser veiculado a partir deste final de semana pelas emissoras de televisão de Campinas. São 30 segundos, em que se relaciona o ritmo de pandeiros com a batida do coração e o apelo para a doação de sangue.

O diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro da Unicamp, Vagner Castro, informa que a campanha é preventiva. Segundo ele hoje os estoques de sangue estão sob controle, mas há uma tendência de menos doadores em feriados prolongados, como é o Carnaval. A orientação é para que os doadores não deixem de procurar o Hemocentro ou as demais unidades onde a captação é feita.

“Essa campanha visa sensibilizar a comunidade de Campinas e região sobre a necessidade do comparecimento dos doadores na semana que precede o carnaval (12 a 16 de fevereiro), bem como nos dias que sucedem o feriado prolongado (a partir de 22 de fevereiro)”, relambra Castro. “Durante o feriado de carnaval, em todo o país há uma queda acentuada nas doações de sangue. Em nossa região uma queda média de 62% nos últimos 5 anos. Esse tipo de impacto é observado em todo o mundo, não apenas no Brasil, em feriados prolongados, como os do fim de ano”, complementa.

No carnaval há também uma queda do volume cirúrgico geral dos hospitais (não são realizadas as cirurgias agendadas, apenas as urgências), mas pode haver desabastecimento após o feriado, se as doações não se regularizarem no pós-carnaval. Além disso, o estoque regulador deve ser mantido para atender as urgências, que aumentam no feriado.

Clique aqui e saiba como doar.

Do Portal da Unicamp

(R.A.)